quinta-feira, maio 30

De fato, uma das coisas que os blogueiros e profissionais da área mais querem, é fazer seu blog crescer a ponto de ficar colocado na primeira página do Google. Para isso, existem várias dicas de SEO para blog que podem ser úteis.

Portanto, se você quer conhecer essas dicas de SEO para blog, continue com a gente nesse artigo!

O que é SEO?

SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de ações destinadas a melhorar o posicionamento do seu site na lista de resultados dos motores de busca mais utilizados da internet.

Uma estratégia de SEO é uma parte fundamental do desenvolvimento digital em qualquer empresa, porque ajuda a que seus produtos e serviços possam ser facilmente encontrados por seus clientes ideais.

Dicas de SEO para blog que realmente vão te ajudar

Encontre tópicos de nicho (e palavras-chave relevantes)

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ou

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Muito provavelmente, você escolhe a segunda opção. É por isso que é importante identificar adequadamente os tópicos de nicho em seu campo e criar conteúdo em torno deles. 

Controle a densidade de palavras-chave

Embora seja importante incluir palavras-chave e outros termos relacionados, é importante fazê-lo com medida. Observe que deve haver um equilíbrio: a densidade de palavras-chave não deve ser muito baixa, nem excessiva.

Se você estiver procurando por informações, encontrará várias porcentagens recomendadas, no entanto, é um assunto muito relativo.

Como em quase tudo o que diz respeito ao posicionamento web, use o seu bom senso. Quase tudo o que é muito repetitivo para o usuário, também será para o Google.

Otimize títulos e subtítulos

Ao escrever os títulos (H1) e subtítulos (H2, H3, H4…) dos seus artigos, tenha certeza de que eles estão relacionados com as pesquisas dos usuários e seguem uma lógica. Quanto mais perto seus títulos estiverem da maneira como as pessoas procuram, mais fácil será para o Google colocá-lo nas primeiras posições.

Aqui estão algumas dicas para isso:

  • Tenha em mente que problema você vai resolver com o seu conteúdo.
  • Use a palavra ou frase-chave nos seus títulos.
  • Pense como seu leitor e imagine o que você perguntaria ao Google.
  • Use bem os subtítulos H1, H2, H3… respeitando a própria hierarquia do texto.

Otimize suas imagens

De fato, para que o Google consiga encontrar as imagens que você posta em seu blog, é fundamental que você preencha o texto alternativo nelas com a palavra-chave em questão. Isso certamente irá ajudar na busca orgânica pelo seu blog.

Crie URLs amigáveis

Se você postar a partir do WordPress, verá que, por padrão, a URL adota a mesma estrutura do seu título separada por scripts médios. O ideal neste ponto é modificar a URL e otimizá-la:

  • Use as palavras-chave no seu URL.
  • Separe as palavras com traços médios.
  • Crie URLs curtas, mas sem alterar o sentido da frase.
  • Crie URLs descritivas do conteúdo, naturais.
  • Remova preposições e sinais de pontuação.

Adicione links internos

Os links internos têm dois propósitos principais: trazer mais valor ao leitor e orientar o Google dentro do seu blog. Vincule os artigos do seu blog através de links internos relevantes e você melhora o SEO interno.

Não abuse deste recurso: um excesso de links pode ser desconfortável para o leitor. Além disso, você corre o risco de que eles percam seu objetivo.

  • De vez em quando, revise seus artigos e crie novos links.
  • Verifique se nenhum está quebrado.
  • Crie textos âncoras inteligentes. Evite frases como “mais informações, clique aqui, etc).
  • Use o final do post para colocar itens relacionados.

Publique com frequência

O Google prioriza o conteúdo recente, então tente ser consistente com seus artigos para manter o frescor do seu blog.

O ideal é que você crie um calendário editorial para o qual você possa se ajustar. Isso vai lhe poupar muita incerteza e, a longo prazo, ganhará tempo.

Não se trata apenas de criar novos artigos. Você também terá que renovar os antigos.

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