Você precisa elaborar um resumo, mas não sabe as melhores técnicas de como fazer resumo de um texto? 

Nesse artigo você aprenderá o passo a passo, para elaborar seus resumos de forma rápida, eficaz e com qualidade. Além de acompanhar um exemplo, na prática de como fazer um resumo de texto eficiente.

O intuito de um resumo é fazê-lo lembrar da obra escrita original (como um livro, um artigo ou mesmo um trabalho acadêmico) sempre que ler o resumo. Nesse sentido, é importante estudar com profundidade o texto original.

Passo a passo de como fazer resumo de um texto:

Para você aprender na prática como fazer um resumo de texto bem feito, façamos de conta que você precisa resumir o artigo abaixo sobre viagem ao México:

Qual é a documentação necessária para viajar para o México?

Os brasileiros não precisam de visto para entrar no México. No entanto, será preciso emitir o passaporte com validade mínima de seis meses.

Outro item importante é tomar a vacina contra febre amarela se você for passar pela Colômbia e Panamá em que o certificado da vacina é exigido.

Na hora de passar pela imigração você também tem que ter a passagem de volta em mãos ou um bilhete que comprove que você vai voltar do México.

Às vezes será necessário informar o motivo da viagem na imigração. Você pode apresentar seu comprovante de reserva do local de estadia. Já o seguro viagem para o México não é obrigatório.

Qual a melhor época do ano para visitar o México?

De dezembro a maio a viagem para aproveitar as praias e a natureza conta com a temperatura mais quente e seca. Tudo para aproveitar toda a variedade natural do México.

Já de junho até a metade de agosto começa a temporada que mescla dias com sol, dias nublados e pouca chuva. É um bom período para viajar pela baixa temporada e para passar mais tempo no local de estadia.

Evite viajar de setembro a novembro, já que é o período com maior possibilidade de furacões em vários pontos mais visitados.

Um ponto importante a ressaltar é que o período de viagem depende do seu roteiro e do seu perfil de turista.

Há quem prefira as praias, mas também há quem viaja com maior intenção de conhecer pontos turísticos e até comer até se fartar. 

A melhor opção é saber qual seu roteiro de viagem e ver no artigo se as atividades que você escolheu são propícias de acordo com a meteorologia do período que você vai viajar.

  1. Leia o conteúdo original com atenção até aprender tudo

O primeiro passo para fazer um resumo de texto ideal, é ler todo o conteúdo original e aprendê-lo de forma aprofundada. 

2. Grife os tópicos mais importantes ou anote em um caderno

Depois de ler todo o conteúdo e entendê-lo, você pode grifar os tópicos mais importantes com marca-texto ou mesmo anotá-los em um documento do Word ou um caderno separado. Nesse caso, os tópicos mais importantes do texto sobre viagem ao México são:

  • Brasileiros não precisam de visto para viajar ao México, mas precisam de um passaporte com validade mínima de 6 meses;
  • É necessário tomar a vacina da febre amarela e levar o comprovante para viajar ao México;
  • Não existe necessidade de seguro viagem obrigatório para viajar para o México;
  • Para apreciar um clima mais quente, o ideal é visitar os México entre os meses de dezembro a maio;
  • Para aproveitar a baixa temporada, mas com risco de pegar dias de chuva, o ideal é ir entre junho até a metade de agosto;
  • É importante fazer um roteiro de viagem antes de visitar o México, baseado em seu perfil de turista.

Pronto, os tópicos mais importantes do artigo foram anotados. Agora, é hora de fazer seu resumo, utilizando suas próprias palavras. 

Aplicando essas técnicas de como fazer resumo de um texto, você conseguirá escrever resumos de forma eficaz!

3. Faça seu resumo utilizando suas próprias palavras

Uma vez que você leu e entendeu todo o conteúdo original do artigo e anotou os pontos mais importantes (ou grifou no texto), é hora de escrever seu resumo, utilizando suas próprias palavras. Nesse caso, o resumo pode ser elaborado da seguinte maneira, seguindo os tópicos mais importantes anotados ou grifados:

Resumo do texto viagem ao México: 

No planejamento de uma viagem do Brasil até o México, você precisa tirar um passaporte com no mínimo 6 meses de validade e tomar a vacina da febre amarela. Não esqueça de levar o comprovante.

Não é necessário tirar um visto ou fazer um seguro viagem.

Faça um roteiro de visitações baseado no seu perfil de turista, que pode incluir as praias mexicanas. Os melhores meses para aproveitar as praias são de dezembro a maio.

No entanto, para pagar mais barato e aproveitar a baixa temporada, mas correr o risco de pegar alguns dias de chuva, faça sua viagem entre junho até a metade de agosto.
Pronto, você já aprendeu como fazer resumo de um texto. Vale ressaltar que o artigo original tem 295 palavras, enquanto o resumo tem 107 palavras.

Share.