quinta-feira, maio 30

Ideal para atividades e lazer com a família, o Parque da Cidade Brasília é uma excelente opção para qualquer ocasião. Desenvolvida por Lúcio Costa com projeto de Oscar Niemeyer, o parque conta com 420 hectares, sendo o maior parque urbano do Brasil.

Aliás, o parque é um dos pontos que mais valorizam a região, o que levou muitas pessoas a comprar um imóvel para estar mais perto dele. Mas o que tem de tão interessante assim no parque? O que fazer em um passeio com a família?

Neste artigo separamos tudo que você precisa saber e dicas do que fazer no Parque da Cidade Brasília. Continue a leitura e saiba mais!

O Parque da Cidade Brasília

O Parque da Cidade Brasília

Fundado em 1978, o Parque da Cidade Brasília tem como fama o seu tamanho. Com mais de 420 hectares, ele é o maior parque urbano do Brasil e da América Latina.

Com uma extensa área verde, a área do parque começa ainda na o Eixo Monumental, próximo ao Setor de Hotéis em Brasília, e alcança a Asa Sul da cidade.

Um dos principais pontos turísticos da capital do país, o parque foi batizado como Parque Pithon Farias em sua inauguração, em 11 de outubro de 1978. No entanto, em 1997, foi rebatizado como Parque Dona Sarah Kubitschek.

Um dos maiores parques urbanos do mundo

Com uma ampla área verde, ideal para atividade durante o dia, o Parque da Cidade Brasília é o maior do Brasil e o segundo maior do mundo!

Com 4.200.000 m², ele só perde para o Parque Phoenix, na Irlanda, com 7.000.000 m². Apesar de ser mais conhecido assim, seu nome completo Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek.

Assim, todo esse espaço é utilizado para abrigar quadras de esporte, lagos artificiais, parques de diversão e uma faixa de ciclovia com 9.700 metros.

Além disso, o Parque da Cidade Brasília ainda conta com pistas de patinação e caminhada, e área de convivência. No local, aliás, você pode encontrar churrasqueiras, recantos ao ar livre e mesas para piqueniques.

Cenário de música do Legião Urbana

Aliás, algo que muitos não sabem é que o Parque da Cidade Brasília foi referência para a banda de rock brasileiro Legião Urbana. Nascida em Brasília, a banda sempre faz referência à capital do Brasil em suas letras.

E o Parque da Cidade Brasília, como um dos maiores pontos turísticos da região, não poderia ficar de fora. Quem conhece a banda já deve saber, mas a letra de “Eduardo e Mônica” traz o parque como cenário do encontro do casal.

Dúvida? É só ler a letra: “…Se encontraram então no Parque da Cidade, a Mônica de moto e o Eduardo de camelô…”.

Ah, o camelô ao qual a música faz referência é, na verdade, uma bicicleta. Muitos brasilienses chamam de bicicleta de camelo. E no Parque da Cidade Brasília o que não falta é “camelô”.

O que fazer no Parque da Cidade Brasília

O que fazer no Parque da Cidade Brasília

Agora que você já sabe das curiosidades do Parque da Cidade Brasília, que tal saber o que fazer na região? Não basta só conhecer um dos maiores pontos turísticos de Brasília, o ideal é que você aproveite também tudo que ele tem a oferecer.

E atividades no parque são o que não faltam! Com uma cobertura verde bem ampla, o local é perfeito para uma caminhada ou volta de bicicleta ao longo de mais de 420 hectares.

Além disso, como já citamos antes, o parque conta com mais de 9 mil metros de faixa para bicicletas. Mas há também áreas para alimentação, como restaurantes, além de espaços com churrasqueiras e mesas para piquenique.

Parque de Diversões

No entanto, para quem quer fazer um passeio com toda a família, o Parque da Cidade conta também com um Parque de Diversões.

Ou seja, dá para levar toda a família para se divertir ao longo do dia, tarde ou noite. O Parque Nova Nicolândia é uma das principais atrações da área. Assim, seja adulto, criança ou adolescente, é um espaço perfeito para passar o dia.

Aliás, é nesse parque que você encontra a maior roda gigante do Centro-Oeste, opção perfeita para ver a cidade bem do alto.

O local conta com espaços temáticos e diversos brinquedos, de todos os tamanhos e gostos. Para quem passa mais tempo por lá, há ainda passaportes e combos para você economizar.

Kartódromo

Outra atividade para toda a família no Parque da Cidade Brasília é o Kartódromo. Dessa forma, para quem busca por um pouco mais de emoção e ter a sensação de pilotar um kart, essa pode ser uma boa oportunidade.

Com karts que vão até 65 km/h, essa é a chance perfeita para competir com a família em alta velocidade. O local oferece todos os equipamentos de segurança que você precisa, além de diferentes circuitos para garantir ainda mais diversão.

Esporte e Bem-Estar

Mas para quem está procurando por um espaço perfeito para praticar esportes e atividades ao ar livre, o Parque da Cidade Brasília também é uma excelente opção.

Totalmente arborizado, o espaço é perfeito para realizar qualquer tipo de atividade física. Caminhar, correr ou pedalar será muito mais prazeroso em um parque com uma extensa área verde.

Com isso, há locais destinados para a prática de outros esportes. Além da ciclovia, que já citamos aqui, quadras poliesportivas, campos de futebol e circuitos para malhação são excelentes para reunir a família ou amigos.

Aos finais de semana, o parque ainda recebe grupos que promovem eventos esportivos gratuitos. Assim você conta com opções para se exercitar durante toda a semana.

Pedalinho e passeio no lago

Por fim, outra atividade perfeita para reunir toda a família no Parque da Cidade Brasília é o passeio de pedalinho.

Localizado no estacionamento 10, o passeio para duas pessoas sai por R$ 50,00, e pode ser uma opção nos dias mais quentes.

Contudo, se a sua ideia é um passeio com um pouco mais de emoção, uma alternativa é o caiaque. Por R$ 20,00 você pode se aventurar pelo lago sozinho.

Share.