terça-feira, abril 23

Um dos nossos segredos mais bem guardados para organizar viagens perfeitas é fazer bons mapas com todos os pontos de interesse organizados por cores, por tipo e rotas. A dica é organizar uma viagem em que é muito mais fácil para você ser eficiente e, portanto, economizar.

Com uma viagem bem planejada fica muito mais fácil economizar, não só dinheiro, mas também tempo. Portanto, se você deseja fazer mapas úteis para ajudá-lo a planejar sua próxima viagem, pode dar uma olhada em um dos tantos guias prontos que existem online para não precisar decidir tudo na hora.

Quando já temos o roteiro feito no mapa, o próximo passo é montar o roteiro passo a passo, com os passeios, os hotéis em que vai ficar, o orçamento que quer dedicar a cada coisa e todas as informações úteis que vai precisar na viagem.

Também poderá utilizar o Excel para anotar coisas relacionadas à economia, como quais são os supermercados mais baratos do destino ou se existem bilhetes com descontos para museus ou atividades.

Um truque para economizar em suas viagens é comprar cartões turísticos que incluem visitas a vários monumentos e transporte gratuito para uma cidade específica. Por exemplo, em Praga você pode utilizar o Prague Card e economizar muito. Primeiro veja quais os monumentos incluídos e quais pretende ir, e só depois faça os cálculos do restaurante e transporte.

Como economizar na alimentação?

Quando a viagem é para um destino caro, procure uma hospedagem que inclua café da manhã e faça aquela refeição forte o suficiente para depois poder estender o dia e fazer mais uma refeição em um horário intermediário entre o almoço e o jantar. Assim você evita gastar muito diariamente.

Outro dos grandes truques, embora nem sempre seja fácil, é ter flexibilidade antes e durante a própria viagem, desta forma pode poupar na compra de bilhetes de avião e outros transportes cujo preço varia.

Se você fizer essas viagens durante a semana, geralmente é mais barato do que nos fins de semana; portanto, se você tiver alguma flexibilidade, sempre poderá economizar alguns trocados por lá.

A última é uma das melhores dicas: fazer viagens noturnas, algo que na Ásia ou na América do Sul é bastante difundido e é muito confortável. Os ônibus leito são uma ótima opção para percorrer longas distâncias à noite e economizar o dobro de tempo e dinheiro, já que você economiza em hospedagem.

A melhor coisa para organizar uma ótima viagem sem se arruinar é começar escolhendo um lugar barato. Você pode encontrar destinos na própria Europa, que muita gente acredita ser muito cara. Nós sugerimos a região dos Balcãs, mais especificamente Albânia, Bósnia e Macedônia, que combinam praias, montanhas, história e gastronomia a preços imbatíveis.

Outra opção é a Romênia e a Bulgária. Você pode encontrar voos para ambas as áreas por menos de € 100. Se procura viagens mais exóticas, as nossas recomendações seriam os países do Sudeste Asiático ou, algo mais desconhecido como o Irã ou Omã, ambos destinos que fascinam, apesar de não serem muito conhecidos.

Economize no câmbio

Para economizar em sua viagem, é melhor reservar passagens e hospedagem com bastante antecedência. Além disso, em vez de hotéis, você pode reservar apartamentos ou até experimentar o Home Exchange, que permite que você se hospede gratuitamente em troca de hospedar ocasionalmente outros viajantes em sua casa. Por fim, outra alternativa é o site couchsurfing.com, onde você pode pedir hospedagem gratuita e, de quebra, conhecer anfitriões locais.

Vale lembrar também que se você decidir viajar para a Europa, é fundamental ter um seguro viagem. Acesse este link para obter o seu!

  • Não troque dinheiro no aeroporto. O câmbio no aeroporto é, em geral e com poucas exceções, bem pior do que o que você encontra em bancos ou casas de câmbio. É verdade que assim que chega ao país precisa de dinheiro para o táxi. Mas o melhor mesmo é trocar o dinheiro certo, ou sacar no caixa eletrônico do aeroporto, e assim que chegar na cidade onde está hospedado, procure um lugar para trocar dinheiro. Às vezes a diferença de câmbio entre o aeroporto e o exterior é enorme, então dá para economizar.
  • Também não troque no hotel, pelo mesmo motivo, exceto em alguma ocasião em que a verificação da troca real foi semelhante.
  • Tente pagar o máximo possível com cartão de crédito ou débito. Alguns cartões não cobram comissão de câmbio e, além disso, aplicam uma boa taxa na conversão.

Com essas dicas, certamente você gastará muito menos em sua viagem – gastos desnecessários que sequer precisaria ter! Deste modo, você poderá realizar o seu sonho e nem precisará gastar tanto dinheiro quanto imaginava.

Se você tem mais alguma dica sobre como economizar na viagem sem perder a qualidade do passeio, deixe nos comentários abaixo!

Share.