Quem nunca se sentiu ansioso na vida, não é mesmo? É normal vivenciar algum episódio ao longo da vida: em um dia importante, na hora de uma prova ou de contar uma novidade. Mas você conhece todos os sintomas de ansiedade?

São tantos sinais, que muitas pessoas descobrem o problema durante uma consulta com um dentista em Ceilândia ou até durante uma refeição. Exatamente por isso, é importante se informar e se conhecer melhor.

Ter quadros frequentes não é normal. Mas, qualquer que seja o seu tipo de ansiedade, existem tratamentos que podem te ajudar a viver com mais leveza e tranquilidade. Para começar, o que acha de conferir alguns sintomas escondidos? Confira!

1.    Ranger os dentes enquanto dorme

Sabia que ranger os dentes enquanto dorme pode ser um sintoma de ansiedade? Em alguns casos, a pessoa chega ao dentista com dentes desgastados e trincados e o diagnóstico está relacionado a problemas emocionais.

Este é uma espécie de alívio do corpo que prejudica bastante a sua saúde bucal. Além disso, o problema é bem difícil de ser identificado pelo próprio indivíduo, exigindo um trabalho de observação de familiares.

Nesse caso, o acompanhamento odontológico em conjunto com o tratamento para a ansiedade ajuda a reverter o quadro. É possível, inclusive, usar plaquinhas para bruxismo durante o sono.

2.    Fraqueza e cansaço

Você se sente sempre fraco e cansado? Esses não são sintomas específicos e, na verdade, a maioria das pessoas já passou por isso ao longo da vida. Exatamente por isso, é um dos sintomas da ansiedade mais escondidos que existem.

Em geral, a pessoa passa a investigar várias causas, como falta de vitamina, anemia ou outra doença física. Porém, o problema pode ter origem emocional e ser um sinal de que é preciso buscar ajuda médica especializada.

Por mais contraditório que pareça ser, um dos melhores remédios é a prática de atividade física. Movimente-se e dê ao corpo estímulos para se manter ativo!

3.    Pessimismo

Outro sintoma da ansiedade é o pessimismo. Isso mesmo! Existem pessoas que sempre pensam que algo vai dar errado e, por isso, perdem muito tempo pensando no lado negativo das coisas.

E o pior: quando algo dá certo, elas sequer conseguem enxergar e comemorar. Em geral, coisas boas são encaradas como normais e logo são esquecidas. Entretanto, os erros e fracassos são supervalorizados.

Vale dizer que o pessimismo é um problema que atinge todo o modo de ser de um indivíduo. Afinal, por pensar demais no que pode dar errado, ele deixa de fazer planos, começa a tomar decisões erradas e perde grandes oportunidades na vida.

4.    Dor na mandíbula, cabeça e ombros

Você sente fortes dores na mandíbula, cabeça e ombros? Já parou para pensar que isso pode ser um sinal de ansiedade? Poucas pessoas conseguem fazer essa associação, mas estes sintomas podem estar relacionados a questões emocionais.

O que acontece é que a pessoa tem uma tensão recorrente na região da mandíbula, o que é chamado de Disfunção Temporomandibular. Neste caso, o diagnóstico é feito por um dentista e o tratamento pode incluir vários protocolos.

A boa notícia é que é possível se curar dessas dores. Então, se você percebeu algum desses sintomas e não sabe o que pode ser, procure um consultório odontológico e converse com um profissional capacitado sobre suas suspeitas.

5.    Mania de perfeccionismo

Pessoas com mania de perfeccionismo podem ter transtornos de ansiedade. A razão é bem simples: por medo de errar, da rejeição ou até de serem contestadas, esses indivíduos tentam executar tarefas perfeitas, logo pela primeira vez.

Na prática, essa falta de paciência para o processo de aprendizagem pode gerar frustração e ainda mais ansiedade. Afinal, todos nós precisamos desenvolver nossas habilidades e isso inclui tentativas, erros e acertos.

Se você é muito perfeccionista, vale a pena refletir sobre os motivos que te levam a isso. Além disso, um acompanhamento com psicólogo pode te ajudar a entender o problema e lidar com a situação de maneira mais saudável e madura.

6.    Dúvidas em excesso

Por fim, precisamos destacar o excesso de dúvidas como um dos sintomas de ansiedade que quase ninguém identifica. Pensar demais sobre a situação e ter a necessidade de identificar e prever tudo o que pode acontecer é um sinal importante.

Em síntese, o excesso de dúvidas e a cautela para agir está ligado ao medo de algo ruim acontecer. Ou seja, a pessoa tenta se proteger, buscando respostas para tudo.

Infelizmente, o que acontece é a potencialização do temor do fracasso. Com isso, a pessoa se torna mais pessimista e tende a evitar situações que poderiam representar oportunidades ou trazer momentos de grande alegria.

Fique atento aos sintomas de ansiedade e busque ajuda!

Você já conhecia esses sintomas de ansiedade? Eles são tão sutis e difíceis de serem ligados a problemas emocionais que passam despercebidos. Em muitos casos, a pessoa só começa a pensar sobre o assunto quando identifica uma associação de sinais.

É muito importante cuidar da saúde mental com o mesmo empenho com que se cuida da física. Por isso, se você está enfrentando algo parecido, não deixe de buscar a ajuda de profissionais experientes e qualificados.

O primeiro passo precisa partir de você, mas sempre haverá pessoas comprometidas e dispostas a te ajudar. A ansiedade é uma das maiores mazelas do milênio e não é vergonha alguma enfrentá-la. O problema está em se entregar e perder a oportunidade de ser feliz. Pense nisso!

Share.