A máquina de café é o sonho de muitas pessoas, sendo usada em lares, estabelecimentos comerciais e escritórios para manter o gás ao longo do dia e também para dar um charme na decoração. Com algumas peças feitas com injeção plástica, ela possui diferentes estilos e até mesmo funções, dependendo do modelo. Inclusive, os moldes de injeção permitem criar máquinas somente de café e também aquelas de cápsula.

Sendo assim, é comum que empresas incluam esse pequeno luxo no dia a dia dos colaboradores e também para seus visitantes. Mas, sabemos que isso tem um gasto e pode causar algumas dúvidas. Então, pensando nisso, preparamos o post de hoje com os benefícios de ter uma máquina de café no escritório. Vamos lá?

Contribui para a produtividade

Um dos principais benefícios da máquina de café no escritório é que a cafeína presente na bebida contribui para a produtividade e eficiência dos colaboradores ao longo do dia. Inclusive, dependendo da pessoa, o café é excelente para reduzir estresse, recarregar as energias e dar mais gás para o trabalho dos funcionários. Além disso, esse é um pequeno agrado para eles, o que pode ajudar a aumentar a satisfação e torná-los mais motivados e alertas durante o dia, principalmente no início da manhã e após o almoço. 

Incentiva o network

Fazer um pequeno intervalo para tomar um café filtrado com os colegas é um hábito bastante comum em boa parte dos escritórios. Inclusive, reunir e convidar colegas para saborear o cafezinho é uma ótima pedida para promover relacionamentos, criar uma rede e conversar de forma mais descontraída. Além disso, esse também pode ser um momento interessante para criar novas ideias. Da mesma forma, encontrar algum colaborador perto da máquina de café pode ajudar a incentivar o contato com outras áreas da empresa. 

Cortesia para clientes

É comum que empresas e escritórios recebam a visita de clientes, seja diariamente ou de maneira mais espaçada. Alguns exemplos são concessionárias de carros, imobiliárias, lojas comerciais, escritórios de advocacia, etc. Sendo assim, ter o café disponível é um benefício para os clientes, que veem esse agrado como uma cortesia. Inclusive, isso pode melhorar a imagem da empresa e até mesmo aumentar as chances de fechar o negócio, mesmo que seja algo inconsciente. Além disso, pode ser um ótimo papo entre vendedor e cliente, criando uma conexão maior e relação de confiança. 

Economiza tempo

Outro ponto interessante é que a máquina de café permite que os funcionários e clientes saboreiem a bebida com apenas um clique. Por outro lado, fazer o café coado pode demorar muito mais, sem falar na possibilidade de os colaboradores saírem do escritório para comprarem seu próprio café. Isso afeta significativamente o tempo de trabalho. Além disso, ao retornar para suas atividades, os colaboradores podem ficar perdidos sobre o que estavam fazendo. Já com a máquina de café, eles ainda continuam no flow de produção. 

Evita o desperdício

A máquina de café prepara a bebida somente na hora em que alguém vai consumi-la, fazendo com que ela fique sempre quente e evitando que as pessoas joguem fora devido à temperatura. Além disso, a máquina faz o café como você desejar, mais forte, com açúcar ou não, fazendo com que as pessoas bebam até o final. Da mesma forma, a quantidade de produto usada é calculada pela própria máquina, evitando o uso exagerado do pó ou grãos. Tudo isso gera uma economia para a empresa e evita o desperdício. 

Diminui reclamações

Por fim, é fato que cada pessoa tem seu paladar e preferências pessoais. Sendo assim, cada um gosta do café de um jeito. Mas, com a máquina, as pessoas terão o café como desejarem, reduzindo reclamações como ele estar frio, fraco, muito doce, etc. Sabemos que são coisas relativamente desimportantes, mas é válido ressaltar que ao longo do tempo isso prejudica o ambiente corporativo. 

Então, como você viu, ter uma máquina de café no escritório é um ótimo investimento. Afinal, além de contribuir com a produtividade dos funcionários, ajuda a economizar tempo, reduzir as reclamações e evitar o desperdício. Além disso, quando algum cliente ou possível cliente visita a empresa, o café é um pequeno agrado, principalmente se for de boa qualidade.

Share.