quinta-feira, maio 30

Abrir uma clínica odontológica é um grande passo na carreira de muitos dentistas. No entanto, são diversos detalhes que precisam ser considerados e um dos principais é o imóvel que será alugado ou comprado com a imobiliária. Isso porque, ele precisa transmitir a personalidade dos profissionais que ali trabalham, além de oferecer o devido conforto para colaboradores e clientes. Mas, sabemos que essa não é uma tarefa simples, principalmente com tantas coisas para pensar, como compra de equipamentos, escolha da decoração, etc. Então, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje com algumas dicas importantes de como escolher um imóvel para abrir clínica odontológica. Vamos lá?

Entenda quais são as necessidades do dia a dia

O primeiro passo é entender quais são as necessidades que você tem atualmente e o que precisa para abrir uma clínica odontológica. Ou seja, será somente você ou pretende ter um espaço para outros profissionais? Além disso, como será a sua rotina? Pretende almoçar no local? Se sim, é importante que a clínica tenha espaços como cozinha, assim como banheiro para funcionários (se for o caso) e banheiro social. Com essas informações em mãos, você já consegue afunilar um pouco mais os imóveis. 

Considere a localização

Outro ponto de extrema importância é a localização da clínica odontológica. Isso porque, ela precisa ser escolhida com base em diversos fatores. Por exemplo, é importante que seja de fácil acesso para os clientes e também para os moradores, pois caso contrário, será mais difícil atrair e reter essas pessoas. Além disso, observe se o imóvel está próximo de pontos de ônibus e metrô, restaurantes, como é a segurança da região, etc. 

Analise a quantidade de cômodos e metragem do local

Em relação ao imóvel em si, ele precisa ter uma quantidade de salas adequada para suas atividades. Sendo assim, caso pretenda atender sozinho, não há necessidade de muitos cômodos, apenas uma sala, recepção, banheiro e, dependendo do caso, uma cozinha pequena. Por outro lado, se pretende abrir uma clínica odontológica para atender com outros profissionais, é importante considerar a quantidade de dentistas e demais funcionários, assim como a quantidade de salas necessárias. 

Observe a infraestrutura

É importante ainda observar a infraestrutura do imóvel, considerando que ela precisa suportar todos os equipamentos ligados na tomada. Ou seja, analise com atenção e peça a opinião de um especialista sobre as instalações elétricas. Além disso, a parte hidráulica também precisa ser checada para que tudo saia como o esperado. A infraestrutura do bairro também é importante, pois assim poderá oferecer ainda mais conforto para seus clientes e colaboradores. 

Tenha um orçamento definido

Vale lembrar ainda que na hora de escolher o imóvel ideal, você precisa ter em mente um orçamento. Isso porque, ele precisa estar dentro da realidade financeira do negócio. Ou seja, é preciso colocar na ponta do lápis todos os custos que terá ao abrir a clínica odontológica, considerando o número de funcionários, valor do aluguel, deslocamento até o local, etc. Afinal, a clínica será um negócio e somente poderá prosperar se tudo for bem planejado e calculado. 

Conte com a ajuda de especialistas

É muito importante ressaltar que contar com a ajuda de uma imobiliária é primordial para quem não tem experiência no assunto ou tempo para dedicar na procura do imóvel. Afinal, ela possui profissionais especialistas, que irão entender exatamente quais são as necessidades de seu negócio, encontrando o imóvel ideal de forma rápida e eficiente. Lembre-se que mais do que o imóvel, você também irá se preocupar com outros detalhes, como mudança, compra de equipamentos, decoração, etc. Com isso, essa tarefa pode ficar defasada e você acabar errando na escolha. 

Analise o público-alvo 

Outro ponto essencial é considerar o público-alvo de sua clínica. Por exemplo, se você atende ou pretende atender pacientes da classe A/B, ela precisa estar localizada em um bairro de classe média alta, além de contar com estacionamento para oferecer mais comodidade aos clientes. Já uma clínica popular é interessante estar localizada no centro, perto do terminal urbano ou que ofereça fácil acesso a uma linha de ônibus ou metrô. 

Observe a presença de concorrentes no local

Por fim, mas não menos importante, observe se há concorrentes na região e quais serviços eles oferecem. O ideal é ter uma noção de preços, atendimento, formas de pagamento, se a agenda é disputada, etc. Com isso, você pode fazer uma análise do negócio e entender como agir em sua própria clínica. 

Então, com as dicas do post de hoje temos certeza que encontrar o imóvel ideal para montar sua clínica odontológica não será uma tarefa difícil, principalmente se você tiver ao seu lado bons especialistas. Mas, lembre-se que mais do que isso, é importante que você conheça seu público e as reais necessidades de seu negócio. Afinal, de nada adianta encontrar o imóvel dos seus sonhos, se ele não condiz com a realidade de sua clínica.

Share.