terça-feira, abril 23

Ter um laboratório é uma boa pedida para profissionais da área da saúde, como médicos, farmacêuticos e biomédicos, principalmente para a ajudar a ter sua independência financeira. Contudo, essa não é uma tarefa tão simples, sendo necessário analisar diversos fatores, assim como contar com a ajuda da imobiliária e seus especialistas. Isso porque, o laboratório deve ser visto como um negócio e, portanto, merece uma análise profunda antes de fechar o contrato. 

Portanto, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje com dicas importantes de como escolher o imóvel para abrir laboratório. Com isso, terá mais noção sobre o assunto, podendo conversar com mais clareza com a imobiliária. E então, vamos lá?

Analise o mercado

O mercado laboratorial está diretamente ligado com planos de saúde, visto que a maior parte dos atendimentos realizados são feitos por esse tipo de cobertura. Então, com o mercado de saúde crescendo cada vez mais, a demanda por laboratórios também aumenta, sendo uma ótima oportunidade de investimento. Contudo, é importante que você analise a quantidade de laboratório que existem em sua região, avaliando as oportunidades e fraquezas para construir um negócio relevante para o mercado. 

Considere a localização

Outro ponto importante é a localização do laboratório, que precisa considerar muitos fatores, como a facilidade de acesso e locomoção, perfil do consumidor local, densidade populacional, concorrência, visibilidade, proximidade com consultórios médico, clínicas e hospitais, segurança da região, etc. 

Por exemplo, caso queira focar no público de classe alta, o laboratório deve estar em um bairro nobre e de fácil acesso, além de oferecer a opção de estacionamento e garantir o máximo de conforto de seus clientes. 

Tenha um orçamento

O orçamento para a escolha do imóvel não pode considerar somente o aluguel ou compra do espaço, visto que essa seria uma visão simplista do negócio. Portanto, é fundamental considerar a compra de equipamentos necessários, mobiliário, decoração, os custos fixos e variáveis, salário dos funcionários, investimento inicial, capital de giro, notas fiscais e tributárias, etc. Portanto, se não tiver conhecimento sobre o assunto, o recomendado é contratar um administrador para orientar a construção do negócio. 

Separe todos os documentos necessários

Além dos documentos para enviar à imobiliária, devemos ressaltar que um laboratório deve seguir diversas normas e regras para que possa funcionar. O ideal, portanto, é contar com a ajuda de contador e advogado para formalidades de abertura. Mas, também é fundamental cumprir as exigências legais previstas nas resoluções da Anvisa com relação a estabelecimentos de serviço em saúde, como RDC nº 050/02, RDC nº 302/05, RDC nº 306/04, e RDC nº 063/11. 

Pense no tamanho do imóvel

Outra questão é o tamanho que o imóvel deve ter para acomodar todos os clientes, funcionários e procedimentos. Sendo assim, considere o número de salas de coletas, o tamanho da recepção, onde ficarão os caixas e atendentes, além de espaços para os funcionários, como cozinha ou copa, banheiro etc. Tudo isso é importante também para que você considere a necessidade de reformas no local, incluindo as possíveis despesas nos cálculos do orçamento. 

Considere a equipe

Para montar um laboratório é necessário ter alguns profissionais específicos e qualificados para realizar os procedimentos. Então, além de administrador e atendente, também é importante contratar um responsável técnico, técnico de laboratório, auxiliar de laboratório, copeiro, encarregado de serviços gerais e auxiliar administrativo. O número de funcionários irá variar de acordo com o tamanho de seu negócio, lembrando que o imóvel deve acomodar todos eles, a fim de garantir o conforto durante o trabalho, que sabemos que é bastante cansativo. 

Analise toda a estrutura

Vale ressaltar ainda que a estrutura do imóvel deve ser analisada com muita atenção. Isso porque, um laboratório exige instalações impecáveis, visto que os equipamentos podem ser extremamente caros. Sendo assim, contrate um profissional para realizar uma análise da rede hidráulica e também da elétrica. Caso seja uma estrutura muito antiga, é provável que você tenha que fazer a troca, sendo que isso não é algo barato. Portanto, também deve ser incluído no orçamento. 

Conte com a ajuda de especialistas

Por fim, mas não menos importante, não deixe de contar com a ajuda de profissionais especializados, como o corretor da imobiliária. Afinal, como você viu, são muitos detalhes que você precisa cuidar, mas com a ajuda certa, é possível focar no que é mais importante, deixando para que a imobiliária encontre o imóvel certo com agilidade e eficiência. 

Então, com as dicas do post de hoje, temos certeza que encontrar o imóvel para abrir laboratório será uma tarefa um pouco mais simples. Mas, é importante ter em mente que esse é um negócio e, por isso, você deve fazer a análise financeira completa, a fim de garantir que ele cresça de forma sustentável e tenha uma boa durabilidade e saúde no mercado.

Share.