quinta-feira, maio 30

O consultório médico é um grande passo na carreira de muitos médicos, especialmente daqueles que acabaram de finalizar a residência. Com o mercado de saúde crescendo a cada dia que passa, os profissionais precisam encontrar novas maneiras de se destacar e fidelizar seus clientes. Nesse sentido, a escolha do imóvel é um dos passos mais importantes, pois é o local em que você atende os pacientes que irá transmitir boa parte de seu perfil. 

Justamente por isso, é importante contar com a ajuda de uma imobiliária, assim como pesquisar um pouco sobre o assunto para ter uma boa noção. Então, pensando nisso, preparamos o post de hoje para falar como escolher um imóvel para abrir o consultório médico. Vamos lá?

Analise o seu público-alvo e perfil de pacientes

Antes mesmo de sair procurando por imóveis, é muito importante que você defina o público-alvo de seu consultório, levando em conta inclusive sua especialidade. Por exemplo, para quem pensa em montar uma clínica estética voltada para o gênero feminino jovem, deve pensar que esse público prioriza agilidade e praticidade. Nesse sentido, é importante que o consultório esteja perto do trabalho.

Além disso, se o foco é atender o público popular, o ideal é que o consultório médico esteja mais próximo do centro, perto de estações de metrô e pontos de ônibus, ou que ofereça, pelo menos, um acesso facilitado. 

Considere tudo o que será necessário para o dia a dia 

É muito importante que o imóvel escolhido atenda às necessidades do dia a dia da clínica. Ou seja, considere o número de salas, se pretende atender com outros profissionais, a necessidade de cozinha, banheiro para clientes e funcionários, recepção, sala de espera, etc. Além disso, dependendo do caso, pode ser interessante ter uma sala exclusiva para exames, dependendo de sua especialidade, sendo que esse é um grande diferencial. 

Pense em todas as exigências legais

Devemos ressaltar ainda que todo estabelecimento médico deve ser regularizado por órgãos como ANVISA, sendo que isso inclui a estrutura do imóvel e sua localização. É importante lembrar que os critérios podem variar de acordo com a especialidade. Sendo assim, é importante procurar informações detalhadas sobre o assunto, a fim de evitar problemas com fiscalização, multas e até mesmo o fechamento do consultório. 

Observe a localização da propriedade

É muito importante que o imóvel esteja localizado em uma região que esteja de acordo com a realidade de sua clínica. Além disso, é interessante observar se o bairro é seguro, especialmente se for voltado para um público mais alto. Da mesma forma, analise a presença de farmácias ao redor, restaurantes e outras facilidades. Com isso, ainda que não seja de forma direta, você oferece maior comodidade para o paciente. 

Analise a concorrência

Também é indicado observar a presença de concorrentes no local em que você deseja abrir seu consultório médico. Devemos lembrar que esse é um negócio como qualquer outro e precisa ser visto como tal. É importante ressaltar que ter outros médicos próximos de você não é algo ruim, mas é um ponto de atenção para lidar com concorrentes. 

Avalie com atenção a aparência do consultório

É importante que o imóvel escolhido tenha uma boa aparência ou que pelo menos permita a realização de algumas reformas para que fique da maneira que você deseja. É essencial cuidar do ambiente interno e externo da clínica, pois a experiência deve ser agradável para que o paciente retorne no futuro. Sendo assim, evite poluição visual, cuide da calçada e da entrada do imóvel, evite excesso de lixo e opte por locais tranquilos e mais arborizados. 

Cheque a infraestrutura

É primordial que as instalações elétricas e hidráulicas sejam de boa qualidade e seguras para que você realize todas as atividades desejadas no consultório. Portanto, contrate um especialista para analisar os mínimos detalhes e garanta a escolha certa. 

Garanta facilidade de acesso

É interessante que o consultório seja acessível por seus pacientes. Afinal, as chances de retornarem são maiores do que em lugares perigosos ou muito afastados. Além disso, pense na possibilidade de oferecer estacionamento para os clientes, especialmente se o consultório está localizado em uma região movimentada e que quase nunca tem vaga nas ruas. 

Conte com a ajuda de especialistas

Por fim, mas não menos importante, não deixe de contar com a ajuda de especialistas para te ajudar a encontrar o imóvel ideal. Dessa forma, enquanto a imobiliária procura o consultório mais adequado para suas necessidades e desejos, você pode focar em outros detalhes importantes, como a compra de equipamentos, mudança, escolha da decoração, etc. 
Então, com as dicas do post de hoje temos certeza que encontrar o imóvel para abrir o consultório médico será muito mais fácil. Mas, lembre-se que a ajuda de uma imobiliária em Itapema ou outra cidade do qual esteja procurando pelo imóvel é primordial, pois assim você consegue focar sua atenção em outros pontos importantes.

Share.