quarta-feira, julho 17

Se você está organizando um evento, sem dúvidas pensar em um serviço de buffet é essencial para otimizar o tempo e garantir aos convidados uma melhor experiência para a sua comemoração.

Porém, antes de realizar o fechamento do contrato, é importante considerar algumas orientações a fim de assegurar que a prestação de serviço ocorra corretamente. E assim, evitar aborrecimentos e inconvenientes, especialmente no dia da celebração.

Confira a seguir tudo o que você precisa saber!

O que é o serviço de buffet e como funciona?

Se trata de empresas que oferecem serviços de alimentação em determinados eventos, que podem ser: casamentos, formaturas, aniversários ou outras festividades.

No dia do evento, as equipes são responsáveis por preparar os alimentos escolhidos pelo contratante, colocando-os em mesas para que os convidados se sirvam.

Além disso, durante a cerimônia, elas também são responsáveis por abastecer os pratos que forem acabando, garantindo que todos tenham uma boa experiência.

Dicas para considerar ao contratar um serviço de buffet

A contratação de um buffet para um evento é uma fase importante, por isso, deve ser feita de maneira criteriosa e algumas dicas podem ajudar na escolha da empresa responsável por esse serviço. Confira o que considerar antes de fechar um contrato:

Planeje-se com antecedência

Todo evento deve ser planejado com antecedência, inclusive a escolha da empresa alimentícia que prestará o serviço. Por isso, quanto mais cedo a pesquisa por empresas começar, mais tempo você terá para conhecê-las.

A antecedência também é necessária para que as empresas escolhidas reservem a data que você deseja. Uma vez que, por conta dos eventos, os dias disponíveis são preenchidos mais rapidamente.

Com o fechamento do contrato feito a tempo, tanto o anfitrião quanto a empresa prestadora de serviço terão tempo o suficiente para realizar os ajustes e combinar o que será servido na recepção.

Analise quais são suas reais necessidades

Preste atenção ao que será necessário para que o evento aconteça. Nesse caso, é preciso repassar para a empresa se o local escolhido possui a estrutura necessária para que o serviço seja feito, além de tratar previamente detalhes como o menu, quantidades de comida e bebida, decoração e outros.

Muitos buffets disponibilizam garçons, caso o cliente deseje que seus convidados sejam servidos.

Geralmente, esse é um tipo de solicitação que precisa ser feita com antecedência, considerando a quantidade de profissionais que será necessária para atender a demanda da festa.

Realize uma busca dos serviços de buffet disponíveis na sua região

Com a internet, tudo se torna mais fácil, inclusive encontrar na sua região um serviço de buffet de boas referências. As buscas também podem ser feitas pelas redes sociais, onde as empresas geralmente exibem seus trabalhos.

Ao pesquisar, reúna todas as empresas em uma lista, faça uma análise breve e entre em contato com cada uma delas para saber como funciona sua forma de trabalho.

Pesquise sobre a reputação das empresas no mercado

Durante a pesquisa, ao localizar as empresas é necessário que, antes de qualquer coisa, seja analisada a situação da empresa perante aqueles que já contrataram seus serviços.

Por isso, leia comentários, faça uma pesquisa pelo nome da empresa em sites de reputação, veja as notas sobre a empresa na internet para garantir que estará contratando um serviço idôneo.

Assim, será possível evitar possíveis aborrecimentos e outros erros ou imprevistos. Verifique essas informações antes de escolher o buffet de sua cerimônia.

Verifique a idoneidade da empresa fornecedora

É preciso se certificar por todos os lados de que o serviço contratado sairá conforme o planejado. Porém, mesmo com a assinatura do contrato, não existem garantias de que o que foi de fato acordado acontecerá daquela forma.

É possível verificar a situação da empresa de maneira online. Então, consulte o CNPJ da empresa e verifique um relatório financeiro completo com todas as pendências financeiras, ações judiciais, protestos, situação na Receita Federal, e demais informações que podem ser cruciais na sua decisão.

Além disso, descubra se o CNPJ está ativo, se o endereço existe e se realmente a empresa está instalada nele, e quaisquer outras informações a respeito da empresa que está prestes a fechar um contrato.

Entenda o que o serviço de buffet lhe oferece

Solicite uma listagem de todos os serviços de buffet que a empresa oferece, pois é nesse momento que serão alinhadas às necessidades que sua recepção precisa com o que a empresa pode oferecer.

Verifique tudo e se informe se existe algum valor diferenciado para um tipo de prato ou bebida servido, dessa forma você conseguirá alinhar tudo o que precisa com o que já é ofertado pela empresa responsável.

Compare diversos orçamentos

É necessário ressaltar que antes de fechar com uma empresa, você deve comparar diversos orçamentos. O objetivo é escolher a empresa que tenha boas recomendações, com um preço justo, além de um serviço satisfatório, que atenda às suas necessidades.

Por isso, ao começar o processo de definição da empresa que prestará o serviço, elimine primeiramente aquelas que não se encaixam dentro do que procura. Dessa forma, será mais fácil escolher o serviço mais indicado.

Confira quais são os diferenciais de cada empresa

Para que um serviço de buffet seja escolhido, ele precisa apresentar vantagens e uma delas está relacionada aos seus diferenciais perante às outras empresas do mercado.

Ainda na fase de escolha, certifique-se dos diferenciais desta empresa, isso inclui um chef de cozinha renomado, um nutricionista e até mesmo a disponibilidade de um caminhão refrigerado para o transporte dos alimentos.

Tudo isso são diferenciais que podem ser decisivos na hora da escolha, além de proporcionar a segurança de um serviço de qualidade que será oferecido a você.

Verifique se há possibilidade de personalização de serviço

Além do que já é oferecido, pergunte se há disponibilidade de personalização do serviço em alguns itens, como a contratação de um bartender para fazer drinks e batidas, ou uma pessoa responsável por fazer a recepção dos convidados.

Ainda que seja necessário pagar um valor a mais por essa personalização, caso o buffet ofereça, pode ser um diferencial a mais no serviço que terá um toque exclusivo, deixando o evento ainda mais interessante.

Agende uma degustação

Geralmente, a degustação é oferecida pelas empresas para que o cliente experimente o que será servido em seu evento, antes do mesmo acontecer, assegurando que tudo será de alta qualidade.

Aproveite esse momento para fazer suas considerações sobre o que deve ter e o que não, além de estabelecer junto ao serviço o que será servido durante todo o evento em relação a bebidas, entradas, jantar e sobremesa.

Analise bem o contrato antes de assinar

Antes de assinar o contrato, leia atentamente todos os parágrafos e, caso tenha alguma dúvida, pergunte antes da assinatura. A explicação dada a você deve ser transparente e coerente, a fim de evitar um mal-entendido e outras frustrações do cliente com a empresa prestadora de serviço.

serviço de buffet é essencial em um evento, por isso, antes de realizar a contratação, certifique-se de todas as formas de que a empresa é idônea, que o serviço é bem recomendado e de qualidade.

Fazer uma boa pesquisa, pedir indicações e averiguar detalhadamente cada empresa é uma tarefa necessária se quiser fechar com uma empresa séria no mercado.

Dessa forma, você consegue garantir a melhor experiência gastronômica para seus convidados, evitando aborrecimentos desnecessários durante a realização da cerimônia. Portanto, fique atento a tudo para fazer a melhor escolha. Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos!

Share.