Os veículos híbridos possuem tecnologia capaz de se movimentar tanto através de energia elétrica, quanto com combustíveis tradicionais. Isso acontece porque o veículo tem dois motores, sendo um para cada tipo de combustível.
Os dois motores funcionam simultaneamente, com o objetivo de otimizar a performance do veículo, combinando eficiência energética, estabilidade, economia, sustentabilidade e conforto.
Essa nova modalidade automotiva tem impacto direto na forma como as seguradoras oferecem o seguro de carro. Confira na sequência mais detalhes sobre essa modalidade e os efeitos dos carros híbridos na oferta de seguro auto.
Quais são os tipos de carros híbridos?
O mercado brasileiro conta com vários carros híbridos e a tendência é que o número de automóveis com esse perfil aumente ainda mais. Neste contexto, entre os mais vendidos do mercado estão:
- Toyota Prius: modelo é caracterizado por apresentar uma motorização elétrica que executa manobras e acelerações com estabilidade e rapidez;
- BMW i3: modelo teve sua estrutura revisada em 2018 e, em função disso, uma nova bateria foi instalada e o resultado foi um aumento de autonomia do veículo para 180 km;
- Volvo XC90 T8 Hybrid: o veículo oferece um carregador de alto nível para os proprietários do XC90, agilizando a carga para somente 3 horas em uma tomada comum de 220V;
- Ford Fusion Titanium Hybrid: esse é um dos primeiros carros a aderir a tecnologia híbrida no Brasil. O propulsor elétrico do carro pode chegar a aproximadamente 100 km, com aceleração moderada.
Como funciona o seguro para carros híbridos?
Assim como os carros convencionais, os veículos híbridos também precisam de proteção fornecida pelas empresas de seguro de carro.
No que diz respeito às opções de cobertura, os serviços são similares aos dos veículos convencionais, bem como os benefícios disponibilizados.
Entretanto, algumas empresas de seguros optam por disponibilizar serviços personalizados e entre eles estão:
- Assistência jurídica totalmente gratuita para casos mais complexos;
- Personalização de cobertura dos seguros;
- Acesso a serviços de recargas de bateria;
- Fornecimento de certificado de compensação de CO2.
Quais as vantagens de contratar um seguro para carro híbrido?
O fato de ter um carro híbrido por si só já permite ao condutor ter acesso a várias vantagens. Além disso, a contração de seguro para esse tipo de automóvel também permite desfrutar de uma série de benefícios e entre eles estão:
- Prêmio do seguro: o seguro para um carro híbrido pode ser mais barato porque o número de sinistros envolvendo esse tipo de automóvel é menor, na comparação com os modelos convencionais;
- Cobertura específica: como mostramos, é possível contratar apólices com o mais alto nível de personalização do serviço;
- Sustentabilidade: dirigir um carro híbrido é uma forma de contribuir para o meio ambiente e existem seguradoras que oferecem condições diferenciadas para condutores de carros híbridos;
- Tranquilidade: saber que o carro está seguro é uma forma do motorista trafegar com maior tranquilidade pelas vias públicas.
Como contratar um seguro para carro híbrido?
O primeiro passo é pesquisar o mercado e avaliar seguradoras, considerando reputação e nível de atendimento prestado aos segurados.
Neste contexto, é válido conversar com corretores de seguros porque eles são os profissionais capacitados para orientar o potencial segurado a fazer a melhor escolha.