quinta-feira, maio 30

Por mais que muitas pessoas prefiram viver no interior devido à tranquilidade, é constante a mudança de boa parte dos indivíduos para as capitais brasileiras. Isso se dá por diversos motivos, como mais oportunidades profissionais, acesso a diferentes serviços, etc. Contudo, é fato que existem algumas cidades melhores do que outras, que oferecem força cultural, assim como bons índices de segurança, saúde, saneamento básico e educação. Mas, sabemos que não é todo mundo que conhece as melhores opções para morar. Então, pensando nisso, preparamos o post de hoje para falar sobre as 7 capitais para morar no Brasil com bem-estar e qualidade de vida. 

Recife, Pernambuco

Cada vez mais pessoas procuram uma imobiliária em Recife, a fim de morar em uma das cidades mais desenvolvidas do país. Com riquíssima história e atrativos culturais, a capital ainda oferece muitas belezas naturais em seu território e região, o que impacta diretamente na qualidade de vida dos moradores. Não podemos deixar de lembrar também que os índices de segurança melhoram constantemente, além de oferecer boas oportunidades de emprego e negócios. Inclusive, alugar um apartamento para temporada é uma ótima forma de lucrar com o mercado imobiliário local. 

Belo Horizonte, Minas Gerais

Belo Horizonte é destaque nacional pela qualidade de vida oferecida aos moradores, assim como promove o acesso facilitado a serviços públicos de transporte, saúde, lazer e educação. Um ponto bastante relevante é que nos últimos 10 anos, o índice de pobreza em BH caiu 64%, o que é excelente. Uma das principais vantagens para os moradores é que, por mais que seja uma grande cidade, ela preserva os ares interioranos, envolta por natureza preservada e clima aconchegante, sem deixar de lado o desenvolvimento e inovação. 

Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Para quem quer morar em Rio Grande do Sul, a capital Porto Alegre é uma ótima pedida, estando presente de forma constante nas listas de melhores cidades para morar. Com foco na agricultura e construção civil, ela oferece excelentes oportunidades profissionais e de negócios para seus moradores. Mas, além disso, assim como Belo Horizonte, mantém o clima de interior, ao mesmo tempo que oferece as facilidades e comodidades de um grande centro. Não podemos deixar de falar ainda que Porto Alegre é uma cidade muito segura e uma das mais simpáticas do país. 

Curitiba, Paraná

É claro que Curitiba não poderia ficar de fora de nossa lista, sendo uma das melhores capitais do mundo para se viver. Com excelentes índices de educação, segurança e saneamento Básico, Curitiba é destaque frequente em qualidade de vida. Com muitas áreas verdes espalhadas pelo território, a capital paranaense também é referência em sustentabilidade e governança, sendo uma das cidades mais limpas do país. Além disso, a questão de mobilidade é levada muito a sério, impactando o bem-estar e dia a dia de todos os moradores. 

Florianópolis, Santa Catarina

Outra capital incrível é Florianópolis, conhecida também como Ilha da Magia. Isso não é à toa, pois além de possuir o maior IDH do país, vem se desenvolvendo de forma significativa na área de tecnologia. Inclusive, é o lugar com o maior número de startups por metro quadrado no Brasil. Vale ressaltar também que Floripa conta com diversas praias excelentes e belezas naturais incríveis para explorar. Portanto, ainda que seja uma capital e um grande centro de inovação, ela mantém a natureza preservada e clima descontraído de litoral. 

Palmas, Tocantins

Segundo o estudo realizado pela FIRJAN, Palmas é uma das melhores capitais do Brasil para se morar, a frente de cidades como Brasília, Manaus e Aracaju. Os principais destaques são emprego e renda, educação e saúde. Ainda que seja a capital mais nova do Brasil, criada em 1989, ela é considerada uma das mais desenvolvidas e já esteve em segundo lugar no quesito saúde. Além disso, conta com belezas naturas para explorar, que impactam a qualidade de vida dos moradores, além de promover novas opções de lazer. 

Vitória, Espírito Santo

Com mais de 360 mil habitantes, Vitória possui um dos melhores IDHs do Brasil e isso não é à toa. Afinal, os investimentos em melhorias para a população são constantes, além de belezas naturais diversas para aproveitar. Além disso, sua economia é diversificada e sólida, oferecendo excelentes oportunidades profissionais e de negócios. Inclusive, é considerada uma das melhores capitais para empreender, com diversos incentivos do governo local. 

Então, agora que você conhece algumas das melhores capitais brasileiras para morar, já pode iniciar seu planejamento de mudança. Mas, lembre-se de considerar aspectos diversos, como as opções de lazer, índices de qualidade de vida, proximidade da família (se for seu desejo), etc. Além disso, é importante contar com a ajuda de especialistas, principalmente na hora de escolher o imóvel ideal. Dessa forma, você garante conforto no dia a dia, além de segurança, aconchego e praticidade.

Share.