quarta-feira, julho 17

Você sabe quais as diferenças entre trabalho e emprego? Um trabalho é uma atividade que você faz com determinado fim. Mas, nem sempre é remunerado. Enquanto que, emprego é uma atividade que você realiza para obter uma remuneração.

Apesar de parecerem sinônimos, a verdade é que trabalho e emprego têm significados diferentes. Então, se você usa essas palavras como sinônimos para ofício e carreira no dia a dia, está na hora de conhecer a diferença. Porque, isso provavelmente terá um impacto nos seus objetivos profissionais.

Acompanhe.

Então, quais são as diferenças entre trabalho e emprego?

Trabalho é qualquer atividade ou conjunto de atividades que uma pessoa realiza para um determinado fim. Por exemplo, estudantes recebem trabalhos para fazer em casa de seus professores. E algumas pessoas realizam trabalho voluntário.

E você pode ter um grande trabalho para alcançar algum objetivo na vida. Por exemplo, construir uma casinha de boneca para seus filhos. Ou até arrumar um novo emprego. Em outras palavras, um trabalho nem sempre está ligado a obter uma remuneração.

Já o emprego é uma atividade realizada com a finalidade específica de ser pago por ela. Ou seja, é o ato de exercer uma atividade, ou conjunto de atividades, para alguém, em troca de uma remuneração.

Por que as diferenças entre trabalho e empregos são importantes na hora de escolher uma carreira?

Qualquer pessoa que trabalha para alguém e recebe um salário tem um emprego. No entanto, isso não está ligado à satisfação profissional ou a satisfação pessoal. Mas, apenas a garantia de que terá uma remuneração financeira no final do mês para pagar as contas.

Enquanto que, o trabalho se relaciona de forma direta com o crescimento pessoal e profissional de uma pessoa. Pois, você pode trabalhar para contribuir com alguma causa social, para ser bom na profissão que você ama, e muitos outros objetivos satisfatórios.

Ou seja, a diferença entre trabalho e emprego no quesito futuro profissional estão diretamente relacionadas à satisfação e a felicidade na vida. Afinal, você pode ter um emprego e não gostar dele. O que pode transformar os seus dias em algo tedioso, maçante e irritante.

Mas, se você escolher uma carreira para trabalhar com algo que você goste, seus dias no emprego podem ser bem diferentes. Pois, você estará desenvolvendo atividades que você preza e ainda será pago por elas.

Trabalhar é algo bom e prazeroso

Entre as principais diferenças entre trabalho e emprego está o fato de que trabalhar é algo bom e prazeroso para o indivíduo. Ou seja, é totalmente oposto à crença popular que algumas pessoas têm que trabalhar é algo difícil e tedioso, que serve apenas para pagar contas.

Na verdade, quem pensa assim está falando de emprego. E especificamente, de um emprego do qual não gostam. Por que, fazem atividades nas quais não se realizam pessoalmente e profissionalmente.

Muito provavelmente, essas pessoas mudariam de opinião se encontrassem um emprego onde possam exercer atividades profissionais que amem.

Dicas finais

Quem escolhe o emprego a partir de um trabalho que ame fazer, tem muito mais chances de ser bem sucedido profissionalmente. Afinal, vai se dedicar muito mais a sua carreira, e realizar suas atividades com prazer em exercer a profissão.

Com o avanço da tecnologia e a transformação digital, os empregos digitais têm ganhado cada vez mais espaço no mercado de trabalho. Esses empregos estão relacionados às atividades que envolvem tecnologia, como programação, marketing digital, design gráfico, entre outros. 

Com isso, muitas pessoas estão encontrando novas oportunidades de trabalho que antes não existiam, e se desenvolvendo em áreas que são realmente apaixonadas. Por isso, é importante estar sempre atento às tendências e oportunidades do mercado de trabalho, e buscar uma carreira que esteja alinhada com seus interesses e habilidades.

Agora você já sabe quais as diferenças entre trabalho e emprego. Gostou desse artigo? Comente!

Share.