quinta-feira, maio 30

Quanto menos gastar, mais você poupará. E isso é ainda mais verdade se quiser saber como poupar para comprar uma casa. Cada centavo conta! Portanto, se você ainda está vivendo com seus pais e gastando relativamente pouco, nunca é cedo para começar a economizar para comprar uma casa.

Contudo, não é tão simples assim economizar, afinal de contas, temos cada vez mais despesas, a inflação é cada vez mais alta e o salário do trabalhador pouco aumenta.

Para que você saiba por onde começar, aqui estão as nossas 8 dicas práticas sobre como economizar para comprar uma casa.

Dicas sobre como poupar para comprar uma casa

1. Pague as suas dívidas

Embora possa ser uma boa ideia poupar um pouco todos os meses para nos acostumarmos, o primeiro objetivo deve ser pagar qualquer dívida que tenhamos antes de nos lançarmos na compra de um imóvel

Isso irá ajudá-lo a aumentar o montante que poderá poupar no futuro, reduzindo os juros. Além disso, irá melhorar a sua classificação de crédito, que é essencial para obter um financiamento com boas condições.

2. Aproveite as condições para compradores de primeira casa

Caso você não saiba, as taxas pagas para transferir um imóvel para o seu nome pela primeira vez são muito mais em conta. 

Por isso, não cometa o erro de fazer um financiamento no nome de outra pessoa que já possui uma casa. Tente fazer no seu nome para assim, economizar nas taxas de transferências. 

3. Estabeleça um objetivo realista

Lembre-se que é muito provável que a sua primeira casa não seja a casa dos seus sonhos. Além disso, você não terá apenas que economizar para a entrada.

Quando você considera economizar para comprar uma casa, você deve ter em mente que você terá que comprar móveis e pagar também a comissão para a imobiliária

Portanto, certifique-se de estabelecer uma meta prática, uma que você possa alcançar dentro de um período de tempo realista.

4. Automatize a poupança

Quando você pensar na quantidade, tente encontrar o equilíbrio perfeito. Você não vai querer demorar muito para economizar para comprar uma casa, mas também não vai querer ficar sem dinheiro para o dia a dia. 

Para facilitar a tarefa de economizar para comprar uma casa, você pode configurar um pagamento automático todos os meses.

Ou seja, escolha um valor que você consegue economizar por mês e quando receber o seu salário, já faça a transferência do valor para uma conta poupança.

Dessa forma, você poderá economizar e, ao mesmo tempo, curtir a sua vida sem nenhum problema.

5. Faça um orçamento e reduza as suas despesas

Se você vai gastar menos, terá que saber no que gasta. Em suma, você tem muitos aplicativos de controle de despesas que podem ajudá-lo no seu objetivo de poupança para comprar uma casa.

Abaixo estão algumas opções que podem ajudar você:

  • 1Money: Este aplicativo está disponível apenas para Android, no entanto, merece uma menção, pois é muito poderoso. Depois de adicionar as suas despesas manualmente, lhe dera relatórios completos e faz uma categorização de todas as suas despesas.
  • Money Manager: disponível para Android e iPhone, é uma boa opção para manter o controle das suas despesas. Além de adicionar fotografias às despesas, pode colocar descrições. Conta com a opção de previsão de despesas, além de poder agendar transferências e baixar todos os seus dados em um excel.
  • Mobills: como última opção para o controle de despesas pessoais e familiares, queremos adicionar uma aplicação muito simples. Embora a versão gratuita não permita fazer tudo, com a versão paga você encontrará um aplicativo muito completo. 

6. Consiga um segundo emprego que lhe permita poupar para comprar uma casa

Gastar menos é uma forma de ter mais dinheiro para poupar. Outra é ganhar mais. Há muitos empregos que você pode combinar para aumentar seus rendimentos, como trabalhar em um serviço de entrega de pedidos ou empregos a tempo parcial ou freelancer.

7. Venda as coisas que você não precisa

Se tiver algum objeto caro que não precise, vendê-lo poderá lhe trazer um valioso dinheiro extra para começar a poupar dinheiro. Você só deve ter cuidado para não vender nada que você precise em sua nova casa!

8. Procure um parceiro de contabilidade

Seja seu pai ou sua mãe, seu parceiro ou um amigo íntimo, pedir a alguém para vigiá-lo é um bom truque para evitar cair em maus hábitos. 

Seja quem você escolher, lhe diga quais são os seus objetivos de poupança e peça que ele verifique as contas com você periodicamente para ter a certeza de que está no caminho certo. 

E não se esqueça de convidá-lo para a sua festa de inauguração quando tiver comprado a casa!

Melhor conselho de poupança: tenha calma

Poupar para comprar uma casa é uma maratona, não uma corrida. E, como em qualquer maratona, o truque é manter o ritmo. É mais provável que você abandone a ideia se se esforçar demais no início. 

É melhor ter calma. Não venda muitas coisas. Também não poupe muito de repente. O método mais seguro para economizar com sucesso para a entrada de uma casa é estabelecer metas humildes e cumpri-las de forma consistente. 

A chave está em seguir estas dicas práticas de poupança para comprar uma casa de uma forma consistente.

Poupar eficazmente e planejar cuidadosamente o seu futuro financeiro pode fazer a diferença na sua qualidade de vida, tanto agora como no futuro.

Share.