quinta-feira, maio 30

Muitas pessoas tem medo de andar de moto seja por conta do risco de cair, mas também em função da violência, por isso nesse post você vai aprender a como identificar e evitar um assalto de moto.

É claro que você não deve reagir a nenhum assalto, uma vez que o bem mais precioso que você tem é a sua vida, mas há algumas dicas que você pode seguir para evitar esse estresse.

Como identificar e evitar um assalto de moto

Como dissemos acima, não se deve reagir a nenhum assalto, mas é possível identificar possíveis ocasiões em que pode acontecer e evitar o mesmo, por isso separamos algumas dicas que você pode seguir e manter sua vida e moto seguras.

Confira!

Tome cuidado na hora de parar ou estacionar a moto

Os criminosos buscam qualquer deslise dos cidadãos para cometer o crime, e geralmente na correria do cotidiano é possível que os motociclistas esqueçam a chave da mesma na ignição, sendo assim, esse é o primeiro cuidado que deve ser tomado.

Além disso, ao estacionar sua moto, buque analisar como são as condições do espaço, preferindo sempre os locais que tenham mais movimentação de pessoas e câmeras de segurança.

Observe também a região se não tem pessoas suspeitas, parando sua moto sempre em um local que você percebe que tem mais segurança, como por exemplo garagens e estacionamentos privados.

Utilize alarmes sonoros

Essa ferramenta é um ótimo aliado para evitar roubos de moto, uma vez que é um dispositivo bem comum, além de ser financeiramente acessível.

Ter um alarme sonoro é uma boa ideia uma vez que ele é muito desagradável na hora que o furto estiver acontecendo.

Alguns deles podem até emitir uma mensagem para o celular do proprietário na hora que estiver sido acionado.

Existem algumas motos que já vem com o alarme da fábrica, mas se esse não for o seu caso, é recomendado que você invista nesse tipo de dispositivo para a segurança da sua moto.

Utilize rastreadores

Além dos alarmes, a tecnologia também desenvolveu rastreadores para combater o roubo de motos, uma vez que eles conseguem fazer a indicação exata de onde a motocicleta se encontra.

Em caso de roubos, o uso de rastreadores é bem mais eficiente, principalmente quando for um assalto onde o proprietário e o criminoso têm contato, uma vez que é possível rapidamente identificar a localização da motocicleta.

Utilize sensores de presença assim como imobilizadores

Existe algumas motos mais modernas que vem com uma tecnologia e só podem ser acionadas através de uma chave original.

Além dessa tecnologia, há também dispositivos que funcionam como bloqueadores e imobilizadores, travando a bombar que possui combustível, sendo o seu funcionamento permitido apenas com um sensor de presença.

Caso você tenha interesse em equipar a sua moto com algum desse tipo de dispositivo, o ideal é procurar uma loja de moto peças com procedência de qualidade.

Invista em um sistema de segurança para moto

Investir em um sistema de segurança contra roubos de moto é mais comum que você imagina, como por exemplo, correntes resistentes que podem ser utilizadas para travar a moto.

Além disso é comum também o investimento de travas metálicas tanto no disco de freio, como também na coroa da moto.

Caso você queira investir em cadeados, eles são ideais para que as rodas tanto traseiras como dianteiras fiquem presas.

É possível também você deixar o guidão travado como forma de manter sua moto segura contra roubos, sendo que esse sistema geralmente já vem na moto.

Verifique se a garagem é segura

Outra medida de segurança que você deve tomar, é certifica-se da segurança da garagem, sendo assim bique manter sempre o portão trancado para dificultar a ação dos bandidos.

Caso ela fique em garagens coletivas, busque redobrar a segurança, mantendo a mesma sempre com algum dispositivo acionado para evitar roubos.

Evite andar em lugares e horários mais perigosos

Uma boa dica de segurança é evitar também que você trafegue por locais e horários que você sabe que são menos seguros.

Além disso, caso vá em algum lugar diferente, tome cuidado com o GPS, uma vez que esses dispositivos nem sempre são precisos.

Invista em um seguro

Caso seja possível, invista também em um seguro para a sua moto, uma vez que, caso ocorra o roubo, você não ficará com muito prejuízo.

Atente-se aos detalhes

Atentar-se aos detalhes antes mesmo de subir na moto também é essencial para evitar a ação dos criminosos, o mesmo vale quando você estiver parado em semáforos, buscando sempre ficar em alerta toda vez que você estiver parado na sua moto.

Essas são algumas dicas de como você deve identificar e evitar um assalto de moto, mas lembre-se, nunca reaja a um, uma vez que sua vida é mais importante que a motocicleta.

Share.