quinta-feira, maio 30

Você sabe como comprovar experiência profissional? Um processo seletivo muitas vezes pode parecer assustador, mas quando você está preparado é possível desempenhar um bom papel. 

Por isso, saber como comprovar experiência profissional é determinante para ajudar no desenvolvimento de carreira.

Existem diversas formas de se tornar um profissional mais completo e experiente, como realizar cursos de pós-graduação, cursos técnicos e de áreas específicas. A partir disso, é possível adquirir novos conhecimentos, experiências e networking. 

Pensando nisso, preparamos o conteúdo a seguir com tudo o que você precisa saber sobre como comprovar experiência profissional em processos seletivos. 

Saiba que o mais importante é mostrar que você é capaz e que possui os requisitos necessários para a vaga.

Por que saber como comprovar experiência profissional?

Antes de conhecer as dicas principais é importante entender os motivos que levam esse conhecimento tão importante. Cada vez mais o mercado de trabalho se mostra mais competitivo, por isso, é fundamental buscar novos conhecimentos e experiências.

Com isso, os processos seletivos têm buscado os profissionais com maior número de cursos e experiências. Entretanto, não basta apenas dizer que possui o conhecimento, é preciso comprovar. 

Para isso, é importante conhecer algumas dicas que ajudam no momento de apresentar ao recrutador as suas capacidades profissionais e pessoais. Logo, a comprovação de experiência é a porta de entrada para o reposicionamento e progressão profissional.

5 dicas de como comprovar experiência profissional

1- Carteira de Trabalho

Certamente um dos itens mais importantes para comprovar a experiência profissional são os registros na carteira de trabalho. Nesse documento o recrutador pode ter acesso aos cargos e funções exercidas, assim como as empresas trabalhadas.

Com isso, ele pode ter uma ideia do estágio de carreira que cada profissional está, além de poder utilizar essas informações para entrar em contato com antigos empregadores. Portanto, é essencial que a sua carteira de trabalho esteja atualizada e completa. 

Caso contrário, a falta de organização pode ser um sinal preocupante para o recrutador e também fazer com que ele pense que você não possui alguns conhecimentos.

2- Carta de recomendação

A carta de recomendação é bastante utilizada em processos seletivos para apresentar a possível nova empresa, os pontos positivos e características do candidato. Por isso, é interessante solicitar ao sair de um emprego, esse tipo de documento.

Caso não tenha, é possível solicitar o envio da carta de recomendação diretamente para a empresa que está pedindo uma comprovação. O importante é que na carta contenham as funções exercidas e elogios sobre desempenho e comportamento do candidato.

3- Como comprovar experiência profissional pelo currículo

Certamente o currículo é a comprovação de experiência profissional mais utilizada. Afinal, ele é o primeiro documento ao qual o recrutador tem acesso. 

É muito importante que as informações contidas no currículo sejam verdadeiras, informações falsas podem ser consideradas crime.

Para desenvolver um bom currículo é interessante apresentar de forma detalhada algumas das principais atividades e certificações. Outro fato importante é que existem diferentes tipos de currículo e nem sempre um serve para todo tipo de vaga. 

Sendo assim, procure produzir um currículo específico para cada tipo de vaga. Essa estratégia vai ajudar a evidenciar, dentre suas qualificações, os pontos fortes requisitados pela vaga. 

De modo geral, é a maneira de como comprovar experiência profissional mais simples.

4- Portfólio

Geralmente o portfólio é anexado junto ao currículo, com o objetivo de elucidar as informações nele apresentadas. Essa comprovação é excelente para apresentar na prática seus principais trabalhos.

Ou seja, dentro dessa comprovação é possível anexar resultados de trabalhos e pesquisas realizadas e conteúdos produzidos nas mais variadas áreas. Por ser bastante visual, o portfólio é muito utilizado no ambiente profissional criativo e de artes visuais. 

5- Contratos de prestação de serviços

Cada vez mais os profissionais autônomos e prestadores de serviços têm se tornado comum no país. Por isso, uma maneira de como comprovar experiência profissional sem a carteira de trabalho é apresentar o contrato dos serviços prestados. 

Com isso, o recrutador pode ter acesso a praticamente as mesmas informações contidas em uma carteira de trabalho, como atividades, tempo de serviço, remuneração e outras. Geralmente, é uma forma direta de apresentar a experiência. 

Passo a passo para comprovar experiência profissional

Passo a passo para comprovar experiência profissional
Passo a passo para comprovar experiência profissional

Agora que você já sabe as principais dicas utilizadas para comprovar experiência é importante entender que o estudo contínuo e a organização desses documentos é essencial. 

A partir do investimento em cursos e novas experiências é possível acumular não só conhecimentos mas também peso para currículo, portfólio e se tornar um profissional mais completo.

No gerall, o primeiro passo para comprovar experiência profissional é viver no ambiente profissional de verdade, sem informações falsas. Depois, é pouco a pouco, juntando todas as conquistas e declarações de empregadores. 

Nesse sentido, muito mais que aparentar ter experiência é importante ter as experiências, uma vez que os recrutadores são capacitados para analisar os candidatos. Além disso, omitir informações pode resultar em problemas futuros após a efetivação. 

Conclusão

Com todas as informações vistas no texto fica evidente que saber como comprovar experiência profissional pode ajudar em processos seletivos. Até porque, você se tornará um profissional mais capacitado para apresentar suas qualidades e características. 

Entre as principais maneiras de comprovar experiência profissional, podemos destacar a carta de recomendação. Através dela, o recrutador pode ter uma declaração sobre os pontos positivos comportamentais do candidato, assim como as atividades exercidas. 

Além disso, o currículo e o portfólio são comprovações de experiências muito relevantes. Para isso, é fundamental que as informações contidas neles sejam verdadeiras e sejam reflexo do empenho acadêmico e profissional do candidato. 

De modo geral, aprender sobre comprovação de experiência torna os processos seletivos menos assustadores, por tornar o profissional mais capacitado. A partir disso, ele consegue apresentar de forma objetiva seus desejos, suas qualidades e suas habilidades.

Sendo assim, agora que você já sabe como comprovar experiência profissional é hora de colocar as 5 dicas em prática e tentar um melhor desempenho nos processos seletivos. 

Por fim, vale ressaltar que o aprimoramento constante e a busca por novos conhecimentos é a chave para o sucesso.

Share.