quarta-feira, dezembro 6

Se tem algo que afeta negativamente vários aspectos da vida de uma pessoa é não ter o nome limpo. Além de não conseguir ou ter muita dificuldade para arrumar um empréstimo, também pode afetar sua capacidade de alugar um imóvel, financiar um bem, entre outras limitações.

Na maioria das vezes, quem passa por problemas de crédito, está desesperado para tentar resolver sua situação e ter o nome limpo novamente. Infelizmente, não há fórmula mágica para contornar a situação. Vamos ver como resolver!

Como saber se estou com o nome limpo?

Ter o seu nome limpo quer dizer que o seu CPF não consta como inadimplente nos principais órgãos de proteção ao crédito, como o SPC, o Boa Vista SCPC e o Serasa.

Com o nome limpo, fica muito mais fácil acessar uma série de serviços financeiros, como financiamentos ou cartões de crédito, e obter nesses produtos melhores condições e, em alguns casos, taxas reduzidas.

É muito comum pessoas que acreditam estar com o nome limpo, estarem com problemas de crédito e nem saibam. Assim, se você não tem certeza se seu nome está limpo, ou quais dívidas tem e quem as está cobrando, a primeira coisa que pode fazer é verificar pelos seguintes canais:

Serasa

  • No site do Serasa
  • Baixando o app para smartphone na Google Play e na Apple Store
  • Ou consultando por telefone, através do número 0800 591 1222.

Boa Vista SCPC

  • No site do Boa Vista SCPC
  • Baixando o app para smartphone na Google Play e na Apple Store.

SPC Brasil

  • No site do SPC Brasil
  • Baixando o app para smartphone na Google Play e na Apple Store.

Como limpar meu nome? Confira as principais maneiras

Podemos dizer que há 2 maneiras de voltar a ter o nome limpo quando você possui dívidas. São as seguintes:

Quitar as dívidas

É o melhor jeito de solucionar o problema. É claro, entendemos que a grande maioria das pessoas não paga as dívidas porque não têm condições, exatamente por isso que não possuem o nome limpo.

No entanto, é possível contatar o credor e buscar um acordo, no qual se possa negociar a dívida em várias parcelas e ir amortizando aos poucos o valor. Para que isso aconteça, você deve saber o quanto de orçamento poderá destinar para quitar esse débito e manter em dia o acordo.

Quando há um acordo entre as partes, se elimina a dívida, e o credor deverá providenciar a retirada da restrição do seu CPF em até 5 dias úteis, sob penalidade jurídicas. Porém, se o devedor não honrar com o acordo, terá seu nome negativado novamente.

Esperar a dívida prescrever

Segundo o Código Civil Brasileiro, 5 anos é o prazo para o credor cobrar uma dívida, e é esse o período em que o nome de alguém pode constar negativado em um cadastro. Assim, algumas pessoas esperam esse prazo para se livrarem da dívida, ou esperam ele se aproximar para tentar uma negociação com valores reduzidos.

Mas vale lembrar que, se a parte credora acionar o devedor judicialmente, a regra dos 5 anos cai e o prazo se torna a data do julgamento do caso. Até lá, você pode buscar alternativas de cartão de crédito aprovado na hora, que pode ser solicitado mesmo por quem não tem o nome limpo.

Vantagens de ter o nome limpo

Liquidar as dívidas e ter o nome limpo são atitudes essenciais para conseguir planejar e executar um bom projeto de vida. Isso permite ter mais saúde física e emocional, acesso a crédito, poder de compra e, principalmente, ter o controle das suas finanças.

Ou seja, se você precisar de um financiamento para abrir seu negócio, com o nome limpo será muito mais fácil. Vale a pena tentar quitar, negociar, parcelar, pleitear um acordo, enfim. Ter o nome limpo na praça é sinônimo de equilíbrio, tranquilidade e qualidade de vida!

Share.