quinta-feira, maio 30

A qualidade de vida é um ponto que vem sendo cada vez mais valorizado pelas pessoas. Esse já era um comportamento dos indivíduos, mas que foi acelerado pela pandemia do COVID-19 e causa impactos até os dias atuais. Inclusive, muitos decidem mudar de cidade devido ao Home office, optando por lugares com maior segurança, bem-estar e opções de lazer. Nesse sentido, o litoral brasileiro atende a todos esses requisitos, com cidades incríveis para morar e se desenvolver. Contudo, sabemos que não é todo mundo que conhece esses destinos. Então, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje para falar quais são as 7 melhores cidades brasileiras para morar perto da praia. Vamos lá?

Palhoça, Santa Catarina

Cada vez mais pessoas procuram uma imobiliária em Palhoça, que encanta a todos os visitantes e moradores. Isso não é para menos, visto que abriga praias incríveis para explorar, além do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, uma reserva de preservação da fauna, flora e nascentes dos rios que abastecem a região. Mas, além disso, a educação do município é referência, abrigando 7 universidades de ótima qualidade. Da mesma forma, o município se destaca por sua qualidade de vida, apresentando um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) médio de 0,757, o que é considerado alto perante a média nacional. 

Vitória, Espírito Santo

A cidade de Vitória, no Espírito Santo, já foi considerada a melhor da região Sudeste para morar segundo a ONU e isso se deve por diversos fatores. A capital capixaba abriga belezas naturais incríveis, com praias de tirar o fôlego e diversos parques naturais. Mas, além disso, conta com uma economia muito bem desenvolvida, baseada principalmente nas atividades portuárias da região. Vale ressaltar ainda que o município é excelente para quem quer empreender, com diversos incentivos para pequenas e médias empresas, além de programas interessantes. 

Niterói, Rio de Janeiro 

Outra cidade incrível, Niterói se destaca por ter o maior IDH do Rio de Janeiro. Localizada ao lado da capital, a cidade é um contraste, visto que oferece altíssima qualidade de vida para seus moradores, além do fato de ter se desenvolvido de forma sustentável. Com paisagens naturais e arquitetônicas, Niterói abriga o maior acervo de obras de Oscar Niemeyer, como o famoso Museu de Arte Contemporânea (MAC). Além disso, é considerado um dos principais polos financeiros do estado, oferecendo muitas oportunidades para seus moradores em diferentes áreas. 

Santos, São Paulo

Santos é o maior município do litoral paulista e é um dos mais antigos do Brasil. Sua economia se baseia principalmente no maior complexo portuário da América Latina, que movimenta mais da metade do PIB do país. Vale ressaltar ainda que possui uma orla excelente para se refrescar no final da tarde em um delicioso banho de mar. Além disso, a proximidade com São Paulo é um grande atrativo. Isso porque, as pessoas podem morar em um lugar incrível, sem deixar de lado a comodidade de estar perto de aeroportos, grandes empresas, etc. 

Fortaleza, Ceará

A capital do Ceará é outro lugar excelente para se viver, sendo uma das melhores do país para viver com qualidade de vida. Além disso, Fortaleza possui um dos maiores PIBs do Brasil, com uma grande demanda para diversos setores empresariais. Sendo assim, oferece excelentes oportunidades para futuros moradores e seus habitantes. Vale ressaltar também que é uma cidade não apenas muito bem desenvolvida, mas que também possui belezas naturais incríveis, com diversas praias, parques e mais. 

Florianópolis, Santa Catarina

A Ilha da Magia também não poderia ficar de fora de nossa lista, sendo uma das melhores cidades brasileiras para se morar. Com muita natureza, praias, lagoas e parques, Floripa encanta por ser uma ilha totalmente desenvolvida. Inclusive, é um polo nacional de tecnologia de muita importância para o país, além de possuir o maior número de startups por habitantes do Brasil. Vale ressaltar ainda que conta com diversas universidades e faculdades de boa qualidade, assim como oferece uma economia sólida e excelentes opções de lazer. 

Ilhabela, São Paulo 

Por fim, Ilhabela possui 36 km de praias, com 83% de sua área preservada pelo Parque Estadual de Ilhabela, abrigando a maior reserva de Mata Atlântica do planeta. Com mais de 42 praias e cachoeiras incríveis, é uma ótima cidade para morar perto da natureza. Em relação à economia, os destaques são turismo, comércio e artesanato, sendo uma ótima opção para quem quer empreender. 

Então, agora que você já conhece as principais cidades para morar com qualidade de vida perto da praia, já pode escolher qual delas será seu novo lar. Mas, lembre-se de analisar fatores relevantes, como segurança, qualidade dos serviços de saúde e educação, saneamento básico, opções de lazer, economia local, etc. Dessa forma, você garante uma cidade completa e que irá atender às suas necessidades e desejos como um todo.

Share.