quinta-feira, maio 30

Em momentos de imprevisto financeiro, saiba que é possível contar com o pagamento do DAS MEI no cartão de crédito. Essa é uma alternativa que concede um respiro ao saldo do mês, permitindo que o MEI quite seus impostos somente na fatura do mês seguinte.

No entanto, é preciso muita cautela ao utilizar este meio de pagamento. Continue lendo e saiba como quitar o DAS MEI no cartão de crédito de maneira estratégica.

Tem como pagar o DAS MEI no cartão de crédito?

Sim, é possível pagar o DAS MEI no crédito. Com o intuito de garantir diversidade de formas de pagamento, o governo federal permite que a carga tributária seja quitada com cartão de crédito.

É preciso, contudo, verificar se o seu banco disponibiliza a opção de pagar boleto com cartão de crédito. Caso seja possível, o procedimento poderá ser feito rapidamente pelo celular.

Além desta modalidade, também é possível pagar o DAS com:

  • Débito à vista ou débito automático
  • Pix.

Vale ressaltar que o pagamento pode ser feito tanto online, com aplicativos digitais, quanto presencialmente em agências bancárias, lotéricas e caixas eletrônicos.

Como pagar o DAS MEI no cartão?

Para pagar o DAS MEI no cartão, é preciso primeiro emitir o boleto. Para isso, é possível usar a plataforma oficial PGMEI ou aplicativos gratuitos autorizados.

Confira agora como emitir boleto DAS MEI utilizando o PGMEI, a ferramenta disponível do próprio Simples Nacional:

  • Acesse o website online do Simples Nacional e clique em “Simei — Serviços”
  • Selecione a opção “ PGMEI — Programa Gerador de DAS MEI”, localizada em  “Cálculos e declarações”
  • Digite o CNPJ completo da sua empresa
  • Em seguida, selecione a opção “Emitir guia de pagamento (DAS)” e informe o ano-calendário 
  • Selecione o mês-calendário a ser pago
  • Clique em “Gerar/apurar DAS”
  • O PDF do boleto será emitido automaticamente.

Pronto: com o boleto em mãos, você pode prosseguir para a etapa de pagamento. Para utilizar o cartão de crédito, siga o passo a passo:

  • Abra o app do banco ou da carteira digital
  • Selecione a opção “Pagar boleto”
  • Faça a leitura do QR Code ou do código do boleto
  • Selecione a opção de pagar com o cartão de crédito e finalize o pagamento.

Existem aplicativos de contas digitais focados especificamente em atender às necessidades dos microempreendedores individuais. São oferecidas funcionalidades como gerar e pagar o DAS pelo próprio app, além de emitir boletos-cobrança e até mesmo notas fiscais.

Vale a pena pagar o DAS MEI no cartão?

Usar o cartão de crédito é muito prático e rápido, não é mesmo? No entanto, tendo em vista que muitos bancos aplicam taxas para o pagamento de boleto no crédito, nem sempre é a opção mais viável.

Além disso, o uso do cartão de crédito deve ser feito sempre de maneira moderada e cautelosa. Afinal, pagar todas as contas com essa modalidade pode facilmente gerar faturas gigantes e difíceis de serem quitadas.

Dessa forma, recomenda-se utilizar o crédito para quitar o DAS MEI em poucas situações. Por exemplo, no mês em que seu saldo não for suficiente para o débito devido a algum problema pontual.

Atentar a esses detalhes é fundamental para garantir as boas práticas administrativas do empreendimento. Portanto, pense duas vezes antes de usar o cartão de crédito!

O que acontece se não pagar o DAS MEI?

Não pagar o DAS MEI dentro do prazo gera automaticamente multa de 0,33% por dia de atraso. Além disso, também são incididos juros de mora.

E quanto mais tempo o MEI leva para quitar seus débitos fiscais, mais as consequências se agravam, podendo chegar a:

  • Cadastro do CNPJ no CADIN, por inclusão das pendências na Dívida Ativa da União
  • Bloqueio dos benefícios previdenciários
  • Cancelamento do CNPJ, após dois anos consecutivos sem pagamento do DAS MEI.

Esquecer de pagar o DAS MEI certamente gera dor de cabeça. Portanto, não tem jeito: é preciso sempre estar atento para não perder os prazos do DAS MEI!

Para facilitar sua organização, utilize aplicativos de agendas que enviam notificações quando estiver perto da data de pagamento. Ou, caso prefira, utilize a função de débito automático.

Em casos pontuais, pague o DAS MEI no cartão de crédito para evitar transtornos com multas, juros e demais consequências!

Share.