terça-feira, abril 23

Se você é fotógrafo, é provável que tenha suas fotos roubadas em algum momento. É uma experiência frustrante, mas existem maneiras de tomar medidas legais contra a pessoa que roubou suas fotos.

Neste artigo, discutiremos como proteger seus direitos autorais de suas fotos e o que fazer se alguém as roubar. Também forneceremos dicas sobre como proteger suas fotos de serem roubadas.

O que fazer se alguém roubar suas fotos do Instagram?

Se você descobrir que alguém roubou uma de suas fotos do Instagram, a primeira coisa que você deve fazer é proteger seus direitos autorais.

O copyright da sua foto lhe dará o direito legal de tomar medidas contra a pessoa que a roubou. Você pode proteger sua foto registrando-a no Escritório de Direitos Autorais (EDA) com ajuda profissional, como do escritório de advocacia em Campinas.

Depois de ter protegido seus direitos autorais de sua foto, você pode enviar uma carta de cessação e desistência para a pessoa que a roubou.

Uma carta de cessação e desistência é uma solicitação formal para que a pessoa pare de usar seu material protegido por direitos autorais. Se a pessoa não atender à sua solicitação, você poderá tomar medidas legais contra ela.

Se a pessoa que roubou sua foto do Instagram não responder à sua carta de cessação e desistência, ou se continuar a usar sua foto sem permissão, você pode entrar com uma ação judicial contra ela.

Para ganhar sua ação, você precisará provar que a pessoa violou seus direitos autorais e que você sofreu danos como resultado da violação.

Protegendo suas fotos de serem roubadas

Adicionar uma marca d’água às suas fotos é uma maneira fácil de protegê-las de serem roubadas.

As marcas d’água podem ser adicionadas de várias maneiras, inclusive usando o Photoshop ou outro software de edição de fotos, ou usando um serviço de marca d’água.

Outra maneira de proteger suas fotos é incluir um aviso de direitos autorais em cada uma delas. Este aviso deve incluir seu nome e o ano em que a foto foi tirada.

Você também pode incluir uma declaração de que a foto tem todos os direitos reservados, o que significa que ela não pode ser usada sem sua permissão.

Se você deseja permitir que outras pessoas usem suas fotos, mas ainda mantém algum controle sobre elas, você pode usar uma licença Creative Commons.

Com esta licença, você pode especificar quais usos da foto são permitidos e qual crédito deve ser dado a você como fotógrafo.

Conclusão

É importante agir se alguém roubar suas fotos do Instagram. Ao proteger os direitos autorais de suas fotos e enviar uma carta de cessação e desistência, você pode tentar fazer com que a pessoa pare de usar suas fotos sem ter que ir ao tribunal.

Se isso não funcionar, você pode entrar com uma ação judicial. Para ajudar a evitar que suas fotos sejam roubadas, coloque uma marca d’água nelas ou use um aviso de direitos autorais.

Você também pode usar uma licença Creative Commons que permitirá que outras pessoas usem suas fotos desde que deem crédito a você.

Share.