quinta-feira, maio 30

A reforma de banheiro pequeno pode ser um grande desafio, especialmente por envolver muitas alterações. Mas será que é possível fazer isso com mais facilidade?

Sim, mas para isso, um banheiro bem organizado e com toda funcionalidade é essencial. Nesse sentido, além de escolher os melhores materiais de acabamento na Casa Viveza, há alguns cuidados importantes que você precisa considerar.

Sendo assim, para te ajudar a entender o que é necessário para uma boa reforma de banheiro pequeno, separamos algumas dicas. Continue a leitura e saiba quais são!

Como fazer a reforma de banheiro pequeno em 4 passos

Antes de mais nada, para saber como fazer uma reforma bem organizada do seu banheiro, é preciso saber o que considerar. Isto porque, como falamos logo no início, planejar a reforma de qualquer parte da casa pode ser um grande desafio.

Contudo, a reforma de banheiro pequeno talvez seja um desafio ainda maior. Assim, o ideal é sempre começar por um bom planejamento.

Por exemplo, a escolha dos materiais necessários para a reforma, a contratação de profissionais e outros detalhes que precisam ser considerados. Mas para te ajudar, trouxemos aqui um passo a passo para você não errar. Veja!

Verifique as condições do banheiro

Em primeiro lugar, para garantir a reforma de banheiro pequeno, é importante verificar as condições do cômodo

Isto é, o mais importante neste primeiro momento é analisar as condições do local para saber se não há nenhuma manutenção urgente, como a presença de infiltração ou vazamento.

Além disso, verifique se não há a necessidade de realizar a troca de tubulações ou registros, por exemplo. Em caso de ferrugem ou desgaste, o ideal é sempre optar pela troca.

Observe ainda a presença de manchas ou escurecimento em piso e revestimento ou mofo na parede. Assim, é possível fazer todos esses reparos antes da reforma.

Regras do condomínio

Outro detalhe importante para se avaliar antes da reforma de banheiro pequeno é observar quais são as regras do condomínio. Para quem mora em apartamento, existem regras para realizar obras.

Horários, possibilidade de alteração na estrutura, enfim, são muitos os pontos que podem ou não serem feitos de acordo com cada condomínio.

Além disso, procure conversar com o síndico e vizinhos dos andares próximos para indicar a realização das obras. Da mesma forma, verifique também se a estrutura suporta tudo que você planejou.

Escolhendo um estilo do seu banheiro

Algo que também vai te ajudar na reforma de banheiro pequeno é escolher, com antecedência, o estilo que dará ao cômodo.

Assim, é possível evitar que as obras não saiam como você planejou ou que seja preciso realizar alterações após a conclusão. É importante que o banheiro, assim como toda a casa, esteja alinhado com seus gostos e preferências.

Escolha das cores para a reforma de banheiro pequeno

Um detalhe essencial que auxiliará na hora de optar pelo estilo e fazer a reforma é escolher também as cores. A pintura do banheiro é algo que precisa de uma boa atenção.

Isto é, por ser um ambiente com muita umidade, a tinta precisa ser específica para essa área. O acabamento, por sua vez, deve ser feito com todo cuidado necessário para que a pintura não descasque ou perca sua qualidade.

Além disso, as cores escolhidas também devem combinar entre si, mantendo uma harmonia em todo o ambiente.

O que evitar na reforma de banheiro pequeno

O que evitar na reforma de banheiro pequeno?

Existem alguns fatores que precisam ser evitados no momento de realizar uma reforma de banheiro pequeno. Sendo assim, para te ajudar a entender como acertar na hora da reforma, separamos pontos importantes para você não errar.

Não se esqueça da funcionalidade

Um erro muito comum na reforma de banheiro pequeno é esquecer da funcionalidade do ambiente. Por ser uma área com pouco espaço, é essencial que a reforma preze pela funcionalidade e bom uso de todo centímetro disponível.

Assim, todos os elementos precisam ser dispostos adequadamente, com espaço correto entre cada um deles para um uso intuitivo.

Reforma não é só aparência

Mais um erro comum na reforma de banheiro pequeno é achar que reforma é apenas sobre a aparência. Apesar de haver sim uma melhoria na aparência e nos aspectos visíveis do ambiente, é importante cuidar também dos demais pontos.

Além da funcionalidade que já citamos, busque também realizar a manutenção e análise dos demais elementos, especialmente na parte elétrica e hidráulica.

Erro nas instalações

Erros ou instalações malfeitas também são erros muito comuns na reforma de banheiro. Para evitar acidentes ou que parte da reforma se perca com o tempo, é fundamental que tudo seja instalado corretamente.

Ainda mais quando falamos de um ambiente em que há a circulação de água, vazamentos podem acontecer em caso de erro na instalação. Dessa forma, além do risco estrutural, há também um risco para a saúde, já que o ambiente possui instalações elétricas.

Ventilação e iluminação malfeitas

Por fim, procure dar uma atenção maior também para a ventilação e iluminação do seu banheiro. Um ambiente mal ventilado pode ajudar na proliferação de mofo do banheiro, manchando paredes, teto e até mesmo o piso.

Além disso, com uma iluminação ruim, é bem provável que o seu banheiro pequeno pareça ainda menor. Para deixar o cômodo totalmente funcional e atrativo, uma boa iluminação é essencial.

Algumas recomendações para fazer a reforma de banheiro pequeno

Algumas recomendações para fazer a reforma de banheiro pequeno

Agora que você já sabe o que evitar na reforma de banheiro pequeno, resta saber quais são as demais recomendações para a sua obra. Confira mais algumas dicas que vão te ajudar.

Contrate uma equipe especializada

Uma recomendação para quase todas as obras é buscar ajuda de uma equipe especializada. Profissionais qualificados são essenciais para garantir que tudo sairá conforme o planejado.

Sendo assim, faça o orçamento com diferentes equipes para saber quais serão os preços e não deixe de contratar profissionais.

Papel de parede

Mais uma dica que pode te ajudar a facilitar a obra no banheiro é optar por papéis de parede. Assim, além de evitar gastar com pintura, é possível escolher diferentes estilos de decoração.

O item é uma solução rápida para mudar a decoração do seu banheiro com um investimento menor.

Invista em uma boa iluminação

Cuide também para garantir uma boa iluminação no banheiro é essencial. Como já destacamos, a iluminação é o que garante a funcionalidade e amplitude que o banheiro pequeno precisa.

Não se esqueça dos espelhos

Por fim, garanta também que os espelhos do banheiro sejam bem posicionados. Nesse ambiente, os espelhos são essenciais, dando uma sensação de que o espaço é maior.

Conclusão

Com essas dicas você pode garantir uma reforma de banheiro pequeno com muito mais eficiência e toda funcionalidade que o espaço precisa. Além disso, ao saber o que não fazer, é possível evitar gastos necessários com alterações não planejadas. 

Share.