quinta-feira, dezembro 7

Muitas vezes, a casa em que moramos pode acabar não atendendo a todas as nossas necessidades, e nesse momento precisamos de mais espaço. Em tais situações, muitos recorrem a um projeto de extensão residencial.

Descubra como você pode transformar sua casa em um lugar mais espaçoso e moderno a partir das linhas abaixo.

O que significa construir uma casa?

Em suma, um projeto de extensão da casa envolve a obtenção de um espaço útil mais generoso para melhor atender às necessidades de uma família. Isso é possível fazendo alterações no edifício original, alterando a forma e aumentando o espaço útil.

No entanto, você precisará prestar atenção às condições da construção original antes de decidir sobre um projeto de expansão da casa. Em alguns casos, você precisará fazer alterações na fundação se ela não for forte o suficiente e não for capaz de suportar o peso extra de uma possível sobreposição.

Métodos de extensão de uma casa

Existem duas maneiras principais de expandir sua casa. Você pode fazer um projeto horizontal, no qual a pegada da casa é ampliada (adicionando novos espaços ou construções no mesmo nível) ou um projeto vertical, com pisos adicionais.

Extensão horizontal da casa

Este método é uma maneira mais simples e econômica de obter espaço extra. A resistência da casa não será afetada, pois não adicionará peso extra à fundação. Mais precisamente, as obras que terão de ser executadas envolvem o prolongamento da fundação e a construção de novas paredes e estruturas de resistência.

Embora a parte nova do edifício seja conectada à antiga, esta forma de extensão horizontal envolve em grande parte a realização de uma construção nova e independente.

Extensão vertical da casa

Este tipo de projeto é preferido por muitos devido à eficiência do espaço, embora envolva trabalhos muito mais complexos. A adição de um piso adicional contribui para uma aparência mais moderna da casa. Também oferece mais espaço sem ter que sacrificar parte da área do quintal.

No entanto, você precisa ter certeza de que pode usar uma extensão vertical. A fundação e a estrutura de resistência da casa devem ser sólidas, para poder suportar a adição de um novo piso e, implicitamente, de um peso maior. No caso de uma casa mais antiga, muito provavelmente, terá de realizar algumas obras de consolidação e a criação de uma nova estrutura, em betão armado.

As vantagens de expandir uma casa

Embora esses projetos exijam um trabalho complexo que pode levar a custos significativos, eles trazem vantagens claras. É por isso que vale a pena considerar a extensão da casa em favor de outros métodos mais drásticos.

Você ganha mais espaço rapidamente

Se sua casa ficou pequena demais para suas necessidades, mas você ainda não quer comprar uma nova casa, expandir é a resposta perfeita. Dessa forma, você pode obter o espaço extra de que precisa e ter a liberdade de organizar tudo de acordo com seus próprios planos.

Este processo também é muito mais rápido. Dependendo da dificuldade do projeto, a construção de um novo corpo da casa pode ser feita em pouco tempo, em comparação com a construção de um prédio do zero ou a busca da casa perfeita, que já foi construída.

Conforto e economia

De fato, a ampliação da casa não é necessariamente um investimento de custo muito baixo. No entanto, em comparação com construir uma casa nova ou comprar uma já construída, esta opção é muito mais vantajosa. Além disso, você pode manter o conforto de sua antiga casa, sem precisar mudar o espaço e iniciar todo um processo de arranjo, para organizá-lo de acordo com seus desejos.

Modernização de todo o espaço

Outra vantagem clara da extensão é o fato de que você pode realizar obras de modernização para toda a casa. Um novo compartimento terá automaticamente um aspecto diferente do resto do edifício, pelo que se recomenda utilizar o revestimento de toda a superfície com poliestireno ou outros materiais para obter um todo uniforme.

Quais documentos são necessários para um projeto de expansão residencial

Como em qualquer projeto de construção, você precisará de uma  licença especial , emitida pela prefeitura, para poder ampliar a casa. Para receber esta autorização, são necessários vários documentos.

Estes incluem o certificado de urbanismo, o plano de projeto de extensão ou a escritura do edifício. Além disso, para iniciar a construção, você deve receber uma série de licenças, como saneamento, eletricidade, água ou gás.

Dicas de extensão de casa

Existem alguns elementos essenciais a ter em mente ao expandir seu espaço de vida. Estes são muito importantes para conseguir uma construção durável que cumpra todas as normas de segurança.
Também tem a possibilidade de uma planta pronta, para otimizar gastos e processos, ainda mais, se estiver em busca de um sobrado 3 suítes 10×25.

Como deve ser a base?

Como já mencionado, uma extensão vertical trará uma carga extra na fundação e na estrutura de resistência da casa. Portanto, você precisará garantir que esse trabalho seja possível para sua casa. Portanto, a fundação precisa ter pelo menos 50 centímetros de comprimento. Caso contrário, a resistência da estrutura fica comprometida e você terá que trabalhar para fortalecer a fundação.

A consolidação da casa é importante

Mesmo que a fundação tenha as dimensões necessárias, ainda será necessário consolidar todo o edifício. Tais obras envolvem o reforço das paredes externas da casa ou a duplicação dos pisos de concreto e de toda a estrutura.

Também é possível que algumas portas ou janelas sejam modificadas como resultado da adição de novo espaço, portanto, você precisará garantir que os novos caminhos de acesso criados nas paredes antigas não afetem sua estrutura.

O reparticionamento do espaço será necessário

Quando novos cômodos são adicionados, o espaço antigo sofrerá um pouco. Muito provavelmente, você precisará planejar uma pequena reorganização, fazendo um projeto pequeno para incorporar uniformemente os novos compartimentos . No caso de expansão vertical, as mudanças podem ser ainda maiores, pois será necessária uma escada interna.

Ideias de extensão de casa

Aqui estão as ideias mais populares que você pode usar se quiser mais espaço. São soluções modernas, com designs exclusivos, para as quais você pode usar materiais revolucionários.

Um terraço fechado de vidro

Essa ideia é perfeita para um lugar confortável para relaxar. O vidro oferece, antes de tudo, um ar moderno a toda a casa e também contribui para a criação de um espaço intimista e acolhedor. Assim, poderá transformar um terraço numa pequena sala de estar que poderá usufruir independentemente da estação do ano.

Um escritório no sótão

Sótãos são provavelmente a maneira mais popular de expandir uma casa. Ao organizar um espaço no sótão, obtém um local luminoso e íntimo, onde pode refugiar-se e tornar-se criativo. Montar um escritório ou estúdio em tal espaço é uma solução boêmia e prática, para adicionar um novo cômodo à casa.

Uma cozinha de verão ao lado da casa

Na maioria das vezes, cozinhar torna-se muito mais prazeroso se ocorrer em um espaço arejado e limpo. Ao construir uma cozinha separada, longe de casa, você garante que evita a propagação de odores e ganha mais espaço para realizar qualquer atividade de maneira confortável.

Um projeto de expansão residencial requer muitos recursos e trabalho complexo, mas oferece a oportunidade de levar sua casa a outro nível. Se você sente que o espaço disponível não é suficiente, mas não quer se mudar, a extensão da casa é a solução perfeita para obter mais conforto.

Share.