terça-feira, abril 23

O momento da gestação reserva diversas surpresas e descobertas, mas também pode ser complicado e estressante. Afinal, milhares de tarefas precisam ser feitas durante os 9 meses, como a decoração do quarto de bebê.

Para isso, o ideal é desenvolver um planejamento e aproveitar as diversas promoções que ocorrem durante o período gestacional. Com essa estratégia, é possível comprar tudo que é necessário para a chegada da criança e ainda gastar dentro do orçamento. 

Pensando nisso, preparamos o conteúdo a seguir com todas as dicas para realizar a decoração do quarto de uma forma especial para a chegada do seu filho ou filha. Aprenda a importância do planejamento financeiro, arquitetônico e itens fundamentais para o quarto.

Decoração quarto de bebê: planejamento financeiro

Qualquer tipo de ação que envolva investimento financeiro é preciso planejamento, principalmente quando o assunto é gravidez e criar um filho. Portanto, é fundamental entender as possibilidades financeiras antes da decoração quarto de bebê. 

Esse estudo prévio sobre as condições de investimento será essencial para alinhar as estratégias cabíveis para o projeto arquitetônico. Além disso, é importante para manter o fluxo de caixa nos meses e anos após o nascimento da criança. 

Com isso, entenda como está sua renda mensal, como está sua renda guardada e quanto você está disposto a investir na decoração. 

De modo geral, é preciso investir para que o seu filho ou filha consigam ter uma vida confortável durante uma etapa tão importante.

Decoração quarto de bebê: planejamento arquitetônico

Com o orçamento definido após muitas horas de estudos sobre as condições financeiras, é hora de colocar a mão na massa. Por isso, para que tudo saia perfeito e que a decoração quarto de bebê seja funcional o ideal é se cercar de bons profissionais. 

Ou seja, procure um arquiteto para desenvolver o melhor projeto possível, assim como encontrar profissionais capacitados para ajudar na escolha de materiais essenciais. Por exemplo, berço, trocador e mesa de amamentação. 

Essa proximidade com profissionais competentes, principalmente para os pais de primeira viagem, é essencial para que tudo saia o mais perfeito possível. Logo, proporcionar ao bebê e a mãe todo o conforto para os cuidados diários. 

Para exemplificar a importância do planejamento, confira um cronograma básico de execução da decoração quarto de bebê:

  • Primeiro e segundo mês: planejamento financeiro alinhado às possibilidades financeiras da família;
  • Terceiro mês: planejamento e/ou contratação de profissional para o projeto do quarto, estudo de estilos e referências para o projeto;
  • Quarto mês: finalização do projeto, contratação da marcenaria e início de pesquisa dos móveis soltos e dos itens de decoração;
  • Quinto mês: produção dos móveis planejados, compra dos demais itens soltos, como berço e poltronas;
  • Sexto e sétimo mês: Produção e instalação dos móveis planejados, montagem dos móveis soltos e instalação dos itens de decoração;
  • Oitavo mês: ajustes gerais, colocação do enxoval e itens pessoais do bebê.

3 itens essenciais da decoração quarto de bebê

itens essenciais da decoração quarto de bebê
itens essenciais da decoração quarto de bebê

Quando pensamos na decoração do quarto de um bebê podemos imaginar muita fofura e beleza. Entretanto, alguns itens além de bonitos, precisam ser funcionais e gerar segurança e conforto tanto para o bebê quanto para os seus pais. 

Portanto, o berço, a cômoda e a poltrona de amamentação merecem atenção especial durante o processo de construção do primeiro cantinho do seu bebê. Para o berço é muito importante que ele seja versátil, ou seja, ofereça algumas opções de tamanho.

Com isso, você pode adaptar ele de acordo com o crescimento do bebê, sem a necessidade de trocar constantemente, afinal, é uma fase em que eles crescem rápido. Além disso, é importante analisar se o móvel possui as certificações de segurança.

Certamente, um dos itens mais essenciais durante os primeiros meses de vida é a cômoda. Afinal, funciona como a melhor aliada durante a troca de roupas e outras atividades. Por isso, precisa ser um móvel capaz de armazenar algumas roupinhas e produtos diários. 

A partir dessa funcionalidade as atividades rotineiras se tornam mais práticas e podem ser feitas de maneira individual, sem a necessidade de ficar andando pelo quarto. Já a poltrona de amamentação precisa oferecer muito conforto à mãe.

Isso porque serão horas durante dias e noites por ali, ninando e amamentando o bebê. Dessa forma, o ideal é que a cadeira seja muito confortável, além de oferecer segurança para os dois. 

Dicas para decoração 

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o planejamento necessário para o desenvolvimento da decoração, é importante conhecer algumas dicas. De modo geral, a principal é investir em móveis e tons neutros e versáteis. 

Ao contrário do que muitos pais desejam, criar um quarto com decoração mais neutra é fundamental para garantir a longevidade da decoração, diminuindo gastos futuros. 

Ou seja, invista em berços que podem virar caminha depois, assim como armários e cômodas maiores. Além disso, investir em tons neutros é muito importante para facilitar a decoração, criando mais alternativas para móveis e itens decorativos. 

Portanto, seja neutro nas paredes e brinque um pouco mais nos móveis soltos e mais característicos de bebê como trocador e berço. Outra dica muito interessante é apostar em móveis soltos. 

Apesar da importância dos móveis planejados, itens soltos oferecem uma maior versatilidade para a decoração e usabilidade do quarto. Portanto, à medida que novas necessidades forem surgindo e o bebê crescendo, você pode modificar peças de local. 

Conclusão

Ao longo do conteúdo, foi possível entender que apesar de um momento único, a decoração quarto de bebê requer muito planejamento. Ou seja, estudos financeiros e arquitetônicos para produzir um ambiente seguro e confortável para o bebê. 

De modo geral, entender as possibilidades financeiras e se cercar de profissionais capacitados é essencial para não gastar além do necessário. Assim como comprar itens que realmente sejam necessários e funcionais para a rotina de um bebê. 

Entre as principais dicas para decoração quarto de bebê podemos destacar a importância de investir em tons neutros e produtos versáteis. O que certamente proporciona uma maior longevidade à decoração e evita a necessidade de novos gastos.

Share.