quinta-feira, maio 30

Por mais que você encontre casas em condomínios fechados dos sonhos, é fato que a decoração é algo primordial para tornar seus dias mais agradáveis e funcionais. Nesse sentido, o banheiro, que costumava ser um cômodo esquecido, hoje em dia ganha cada vez mais destaque, principalmente após a pandemia do COVID-19 e a valorização da qualidade de vida. Afinal, o local se tornou um espaço voltado para o autocuidado e relaxamento. 

Sendo assim, é fato que ele merece atenção na hora de escolher os elementos decorativos e o espelho é um dos principais. A boa notícia é que existem muitos modelos, formatos e tipos disponíveis no mercado, mas justamente por isso, pode ser difícil escolher o ideal. Então, pensando em te ajudar, preparamos para o post de hoje uma lista com dicas importantes. Vamos lá?

Conheça os tipos

Como falamos, existem muitos espelhos disponíveis no mercado e para escolher o ideal, é necessário conhecer quais são eles. Portanto confira abaixo: 

  • Sem moldura: essa é uma ótima pedida para pessoas com estilo moderno, visto que o espelho tem uma pegada mais minimalista, com toque leve e clean ao cômodo. Além disso, é uma opção mais em conta, visto que não precisa de moldura, sendo que a borda pode ser polida ou chanfrada. 
  • Formas ornamentadas: Para quem quer ousar, os espelhos ornamentados são uma ótima pedida, com os mais diferentes formatos e tamanhos, além de opções variadas de armações. O ideal é combiná-los com banheiros com elementos mais antigos. 
  • Formas simples: Também é possível optar pelos espelhos mais simples, como os redondos, quadrados ou retangulares, que são comuns e fáceis de encontrar. Inclusive, podem ser comprados prontos ou personalizados. 
  • Embutidos: Para quem quer ter mais espaço, uma boa pedida é adquirir o armário com espelho embutido, permitindo escolher aquele com design mais adequado ao estilo do banheiro. 
  • Suspensos: Por fim, os espelhos suspensos dia um toque de modernidade e personalidade ao design do banheiro, oferecendo um ar mais jovial e descolado. 

Tire todas as medidas

Na hora de escolher o espelho, é essencial que você tire as medidas corretamente do espaço. Independente se ele será feito sob medida ou pretende comprar um modelo pronto, essa é uma dor de cabeça que pode ser evitada se considerar as medidas. Sendo assim, considere as proporções do espelho em relação ao restante do banheiro.

Se pretende equilibrá-lo com o tamanho da pia, ele deve ter a mesma largura ou cerca de 70% a 80% centralizado acima dele. Além disso, a altura deve ser de 30 cm acima e abaixo da linha dos olhos, podendo ser maior se desejar, mas nunca menor. Mas se tiver dificuldade para medir ou escolher o tamanho, nossa dica é contratar um profissional especialista para te ajudar e orientar. 

Considere o estilo de decoração 

Outro ponto muito importante é analisar o estilo de decoração de seu banheiro antes de comprar o espelho. Isso porque, ele precisa conversar com todos os elementos inseridos no local. Por exemplo, se gosta de um estilo mais minimalista, com cores neutras e móveis em linhas retas, não faz sentido comprar um espelho com a moldura toda trabalhada. 

Analise o objetivo do espelho

Além de fazer parte da decoração do banheiro, o espelho também precisa ser funcional. Sendo assim, considere como ele será utilizado em seu dia a dia, ou seja, se pretende se vestir na frente dele, se será para a rotina de cuidados com a pele somente, etc. Com isso, poderá escolher o tamanho mais adequado, assim como a iluminação ideal. 

Aposte em modelos maiores

Devemos lembrar ainda que um espelho grande pode ser muito útil, pois além de dar espaço de visualização, promove sensação de amplitude, ou seja, torna o banheiro maior do que realmente é. Sendo assim, pode ser uma boa pedida optar pelo espelho que vai de uma parede a outra, além de ser bastante moderno. 

Pense na limpeza

Também é importante pensar na manutenção da peça, considerando o tempo necessário para limpar o espelho. Por exemplo, um espelho simples e sem moldura é bem prático para o dia a dia. Contudo, se optar por uma forma diferenciada ou com muitos detalhes, deverá ter mais atenção em sua rotina de limpeza. 

Procure inspirações na internet

Por fim, mas não menos importante, se você está em dúvida ou não conhece muito bem seu estilo, uma boa dica é pesquisar referências na internet, em redes sociais, como Pinterest e Instagram. Dessa forma, poderá encontrar modelos de banheiros que se identifica e deixar sua escolha mais fácil. 

Então, agora que você sabe como escolher o espelho do banheiro, já pode colocar em prática nossas dicas. Temos certeza que com um bom planejamento e organização, será capaz de adquirir uma peça que combine com o espaço e atenda às suas necessidades e preferências.

Share.