quarta-feira, julho 17

Quando falamos em organizar a área de serviço, é comum pensarmos apenas na funcionalidade. Por isso, nos preocupamos com as instalações hidráulicas, o que inclui a escolha do ralo oculto para deixar o acabamento mais bonito sem perder a funcionalidade.

No entanto, embora esse espaço da casa não seja tão utilizado como os demais, é certo que ele merece atenção e pode ser decorado para ficar mais aconchegante. Não é porque estamos falando de uma área de serviço, que ela deve ser feia e com acessórios de baixa qualidade.

Pensando em te ajudar a deixar esse ambiente muito mais bonito e funcional, separamos algumas sugestões para que você invista pouco e ainda assim tenha uma área de serviço muito mais atrativa, sem perder a praticidade. Vamos lá?

5 dicas para ter uma área de serviço bonita e funcional: veja quais são elas

1. Escolha materiais de qualidade

O acabamento desse espaço é uma preocupação, visto que ele precisa ser bonito e ao mesmo tempo funcional. Além disso, ao escolher o revestimento é importante lembrar que esse espaço poderá ficar úmido com mais frequência. 

Portanto, um piso antiaderente é a escolha ideal por ser mais seguro. Além disso, é importante que o escoamento da água seja eficiente. Por isso, a escolha do ralo invisível é uma das melhores opções, pois é discreto e promove a perfeita vazão da água. 

Ao adquirir as torneiras, canos, ralos, materiais para instalação elétrica e demais acessórios é fundamental prezar pela qualidade. Visto que, além de perder dinheiro ao precisar fazer uma recompra, os gastos com mão de obra para refazer o serviço também serão dobrados. 

Dessa forma, procure um fornecedor que trabalhe com artigos de primeira linha e certamente, você terá maior durabilidade no acabamento da sua área de serviço. Caso adquira o imóvel com a área de serviço já acabada, certifique-se de que tudo esteja funcionando corretamente. 

2. Opte por elementos que favoreçam a ventilação

Em alguns apartamentos ou mesmo casas com design mais modernos, a área de serviço é integrada a outros ambientes, tais como a cozinha.  Embora seja uma opção bastante prática e contribui para melhor otimização do espaço, você pode delimitar a área. 

Uma boa opção é escolher meia parede que pode ser feita em vidro ou mesmo gesso cartonado desenvolvido especialmente para essa área. Ele possui um acabamento que protege a estrutura contra umidade, aumentando assim a sua durabilidade. 

3. Use prateleiras e armários  na sua área de serviço

Para que o ambiente fique mais organizado, é importante ter um local definido para guardar os materiais de limpeza e os demais acessórios. Os armários e as prateleiras são boas opções. 

No entanto, é preciso ter o cuidado de deixar produtos químicos longe do alcance de crianças e animais domésticos sob risco de intoxicação. Sendo assim, o ideal é que eles fiquem guardados em prateleiras ou mesmo em armários suspensos. 

4. Adquira acessórios para deixar sua área de serviço mais funcional

A lista de acessórios é grande, por isso, você poderá escolher aqueles que melhor atendem suas necessidades, além de deixar o trabalho menos exaustivo. 

Cestos para colocar  prendedores de roupa que podem ficar pendurados no varal, cestos plásticos para colocar as roupas durante o processo de lavagem e secagem são acessórios indispensáveis. 

Opte também pelos suportes para pendurar vassouras e rodos. Além de deixar o espaço livre para circulação, evitando quedas, essa ação contribui para deixar o ambiente muito mais organizado. 

Na hora de escolher sua máquina de lavar e secadora de roupas é importante optar por equipamentos de qualidade Além disso, elas devem ter boa capacidade, para atender as necessidades da sua família. 

5. Invista na decoração

Até a quarta dica destacamos a importância de ter uma área de serviço funcional. Porém, não podemos nos esquecer que ela também deve ser bela. Sendo assim, nada melhor que escolher alguns itens decorativos. 

Colocar plantas na área de serviço contribui para que ela fique muito mais bonita e ao mesmo tempo mais aconchegante. No entanto, é importante escolher bem a espécie, pois nem todas suportam ambientes fechados. 

Se a sua área de lavar for conjugada com outros ambientes e completamente fechada, você pode cultivar a espada-de-são-jorge, aloe vera ou babosa, jibóia, pau d’água e lírio da paz. Além de cactos e suculentas que se adaptam bem em espaços abertos ou fechados.

Essas espécies sobrevivem muito bem em ambientes com pouca luminosidade. Mas se a sua área de serviço for aberta, suas opções podem ser pata de elefante, crassula, antúrio, entre outros. 

A escolha de vasos decorativos bonitos para cultivar as plantas vai deixar sua área de serviço muito mais bonita e aconchegante. 

Conclusão

Gostou das dicas que apresentamos nesse artigo sobre como deixar sua área de serviço funcional? Compartilhe com seus amigos. 

Share.