quinta-feira, maio 30

Tendência que une dois ou mais cômodos, os ambientes integrados ajudam a aumentar o espaço e torná-los mais aconchegantes. Também é uma forma de deixar o ambiente e os móveis que fazem parte dele mais práticos e funcionais.

Esse conceito surgiu com a popularização dos lofts, grandes galpões que passaram a ser usados como ambientes de trabalho e moradia. Neles, não costuma haver divisórias para separar os espaços, deixando-os com uma aparência moderna e até despretensiosa.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para explicar o que são ambientes integrados, em quais espaços essa combinação pode ser feita e quais são as características e vantagens de integrar ambientes para ter uma casa mais inteligente. Acompanhe!   

O que são ambientes integrados?

Você já deve ter visto casas ou apartamentos com espaços integrados, onde os cômodos se combinam de forma que não há a necessidade de paredes para a divisão entre eles. Assim, um único ambiente pode ser usado como sala de estar, sala de jantar e varanda, por exemplo.

Cada espaço integrado tem suas particularidades e vantagens — por exemplo, permitir maior interação social e um melhor aproveitamento da luz natural. Sendo assim, são ambientes que se conectam visual e fisicamente, proporcionando maior amplitude, fluidez na circulação e outras vantagens.

Ainda que alguns locais aproveitem o estilo para criar uma atmosfera mais industrializada na decoração, outros conceitos aproveitam a ideia de conjugação de espaços em projetos minimalistas, tecnológicos e elegantes.

Quais ambientes podem ser integrados?

Além de poder integrar sala de estar, sala de jantar e varanda, como mencionamos, outra opção pode ser unir a sala de estar ao escritório, deixando o imóvel preparado para morar e trabalhar com muito conforto e praticidade. Não à toa, essa ideia é cada vez mais solicitada em projetos arquitetônicos modernos e contemporâneos.

Nesses casos, a divisão de um local para o outro existe, mas não é feita por paredes, e sim pelos próprios móveis, que podem assumir várias funções de acordo com o horário ou até com a necessidade dos moradores.

Outra combinação muito popular é a sala de estar e cozinha conjugadas. A ideia de unir esses dois espaços otimiza e amplia o local, o que é ideal para casas e apartamentos pequenos e para aproveitar ao máximo esses cômodos. Por exemplo, em um ambiente integrado, as pessoas que estão na cozinha preparando a refeição podem interagir com as pessoas que estão na sala de estar.

Características e vantagens dos ambientes integrados

Cada ambiente integrado tem suas particularidades e benefícios. No entanto, algumas vantagens são comuns a todos eles, como flexibilidade, amplitude e liberdade. Saiba mais sobre essas e outras vantagens de escolher um imóvel com ambientes integrados!

Flexibilidade

Ambientes integrados permitem que um mesmo espaço seja usado de diferentes maneiras, conforme as necessidades e preferências dos moradores. Isso pode ser especialmente útil em apartamentos e casas pequenas, onde o espaço é mais limitado.

Amplitude dos cômodos

Ao integrar diferentes funções em um mesmo espaço, é possível criar uma sensação de amplitude e fluidez, tornando o ambiente mais convidativo e acolhedor. É uma excelente opção para quem tem ou pretende ter uma família grande, ou precisa de mais mobilidade no dia a dia.

Liberdade

A possibilidade de ter espaços conectados em uma residência ou no ambiente de trabalho, sem barreiras físicas que os separem, gera mais liberdade de locomoção, interação e otimização do uso do ambiente na rotina.

Valorização do imóvel

Ambientes integrados são uma tendência que provavelmente continuará por muito tempo. Muitos compradores estão procurando por esse tipo de imóvel. Além disso, a sensação de amplitude e flexibilidade também pode valorizar o imóvel no mercado imobiliário.

Mais luminosidade

Sem as barreiras criadas pelas paredes, os ambientes recebem mais luminosidade na maior parte do dia, proporcionando bem-estar para os moradores e pessoas que frequentam o ambiente, além de ajudar na economia de energia.

Mais comunicação

Com os ambientes integrados, as pessoas podem se comunicar e interagir com mais facilidade, o que favorece a convivência e o compartilhamento de experiências. Essa proximidade no dia a dia com a família e ao receber amigos tem sido cada vez mais valorizada pelas pessoas. 

Por que escolher um imóvel com ambientes integrados?

Com tantas vantagens, escolher um imóvel com ambientes integrados é uma opção bastante convidativa. Liberdade de locomoção e de uso do espaço, luminosidade na maior parte do tempo, valorização do imóvel e a possibilidade de melhorar a comunicação entre os moradores são apenas alguns atrativos.

Nesse tipo de ambiente, as oportunidades de adaptação do local são muito maiores, o que é benéfico para quem busca a estabilidade de ter um imóvel próprio, mas também quer a facilidade de poder alterar os espaços conforme a família cresce ou os objetivos de vida mudam.
Com um bom planejamento e projeto bem executado, você pode criar ambientes integrados com espaços amplos, confortáveis e bem valorizados.

Share.