quinta-feira, junho 13

Muitas empresas têm focado em desenvolver seus colaboradores. Para isso, entender sobre tipo de avaliação por desempenho é fundamental para extrair o máximo de cada profissional e conhecer os pontos fortes e fracos de cada um.

A boa gestão é ponto crucial para garantir uma rotina de trabalho positiva e tornar mais eficiente as atividades de diferentes setores. Por isso, implementar software para gestão de processos é fundamental na hora analisar o desempenho individual e coletivo.

Nesse sentido, preparamos o conteúdo a seguir com tudo o que você precisa saber sobre avaliação de desempenho. Confira os benefícios de saber alguns tipos e seus principais objetivos.

Tipo de avaliação por desempenho: o que é?

A avaliação por desempenho é uma ferramenta muito utilizada por profissionais de Recursos Humanos, e nada mais é que uma maneira de medir os resultados da empresa. Essa medição pode ser individual ou coletiva.

Com isso, é uma iniciativa capaz de entender como está a entrega de um colaborador ou de uma equipe. A partir disso, é possível desenvolver novas estratégias para aprimorar os processos e até encontrar falhas que estejam prejudicando os resultados.

Além disso, essa avaliação é muito importante para que o gestor de RH tenha conhecimento sobre os pontos fracos e fortes de cada um. Com essas informações ele será capaz de definir, por exemplo, cursos de capacitação e palestras.

Benefícios dos diferentes tipos de avaliação por desempenho

De modo geral, o tipo avaliação de desempenho busca verificar a performance da empresa, de maneira individual e coletiva. Com isso, têm o objetivo de analisar os pontos fortes e fracos de cada colaborador para que se busque maneiras de aprimorá-los.

Além disso, há a função de estipular o que precisa ser desenvolvido em cada equipe para atingir resultados ainda melhores. A avaliação por desempenho pode ser importante também para documentar a produtividade de cada profissional.

Com isso, a empresa pode adotar melhores práticas de feedback, tomar decisões mais assertivas sobre promoções e até benefícios. Outra vantagem é a diminuição da rotatividade de funcionários dentro da empresa.

Por fim, ela também é importante para aumentar o engajamento dos colaboradores, proporcionando um trabalho mais horizontal. Além de criar oportunidades de crescimento profissional dentro e fora da empresa.

Como funciona a avaliação por desempenho

Como você pode perceber a seguir, existem diferentes maneiras de se desenvolver uma avaliação por desempenho. Entretanto, toda avaliação envolve 3 passos principais, o primeiro é uma análise diária do comportamento e entrega dos profissionais.

O segundo passo está relacionado à identificação de problemas. Ou seja, a observação de pontos a serem melhorados para facilitar as atividades. Com isso, proporcionar um ambiente mais saudável e com melhores resultados. 

Já o terceiro processo é a entrevista, através dela é possível uma conversa direta entre gestor e colaborador, para entender as necessidades que cada um apresenta. Essa iniciativa é ideal para ter uma ideia clara sobre a funcionalidade do sistema em uso.

Tipo de avaliação por desempenho: conheça 5 opções

Agora chegou o momento de você conhecer mais sobre cada tipo de avaliação por desempenho. Confira conosco! 

1- Autoavaliação

O processo de autoavaliação é geralmente a avaliação por desempenho mais utilizada dentro das empresas. Esse modelo consiste no próprio profissional apresentar notas ou índices para a qualidade, produtividade e desempenho apresentado.

A partir das respostas apresentadas pelo profissional, o gestor consegue analisar com as expectativas de respostas que ele tinha. Com isso, entender os pontos a serem melhorados e os pontos a serem destacados para cada colaborador. 

2- Escala Gráfica


Outro tipo de avaliação por desempenho bem comum no ambiente corporativo é a escala gráfica. Esse modelo funciona a partir de colunas. Ou seja, uma coluna com as demandas para análises, como trabalho em equipe, pontualidade ou qualquer outro escolhido.

Já na segunda coluna o gestor coloca uma numeração, normalmente de 0 a 5, ou um divisão de ótimo, bom, regular, ruim ou péssimo para que o colaborador possa quantificar.

3- Avaliação por objetivos


Este método tem o objetivo de quantificar os resultados do profissional. Com isso, essa avaliação consiste na elaboração de metas e objetivos que precisam ser desenvolvidos em determinado período.

Após o fim do período, o gestor consegue ter uma visão ampla sobre tudo que o colaborador produziu durante o tempo estabelecido. A partir disso, consegue analisar se todos os objetivos foram alcançados, e se não, porque não foram.

4- Avaliação por desempenho de equipe

Além de analisar os colaboradores de maneira individual, é importante que o gestor também analise a equipe ou setor como um todo. Afinal, é o trabalho conjunto que determina a produtividade e os resultados de uma empresa. 

Esse tipo de avaliação consiste na melhora do fluxo de trabalho, no qual todos os membros da equipe apresentam ideias para aprimorar as atividades. De maneira geral, é uma avaliação também capaz de integrar os profissionais. 

Além disso, a avaliação por desempenho de uma equipe é fundamental para apresentar os pontos fracos e fortes de cada um para seus colegas de trabalho. Com isso, eles podem se ajudar mutuamente em busca do desenvolvimento individual e coletivo.

5- Avaliação por desempenho do líder

O líder de uma equipe tem caráter decisivo no funcionamento saudável de uma equipe, portanto precisa de avaliação constantemente. Afinal, um líder com problemas de gestão tende a dificultar e diminuir o rendimento de todos à sua volta.

Nesse tipo de avaliação, o líder passa por um processo que envolve feedbacks e avaliações de seus próprios comandados. Com isso, é possível entender onde o líder pode estar errando ou acertando, no quesito trato com seus liderados.

Avaliação por desempenho do líder
Avaliação por desempenho do líder

Conclusão

Ao longo do texto, é possível entender diferentes tipos de avaliação por desempenho. A partir desse conhecimento fica clara a importância dessa prática para tornar a empresa mais eficiente e com melhores resultados. 

De modo geral, independente do tipo de avaliação por desempenho, seu objetivo é melhorar a rotina de trabalho e os resultados entregues. Portanto, é uma prática fundamental para diminuir a rotatividade e estimular o crescimento profissional.

Agora que já sabe a utilidade dessas avaliações, coloque os conhecimentos em prática e desenvolva seus colaboradores e sua empresa.

Share.