quinta-feira, maio 30

Você é daqueles que ama números e finanças? Ou daqueles que sempre depois que recebe uma carteira recomendada de investimentos estuda cada um profundamente para analisar todos os riscos?

Se a resposta para essas perguntas for sim, você precisa saber mais sobre o cargo de gestor financeiro de uma empresa. Certamente é uma profissão que pode te seduzir caso esteja na idade de escolher o que seguir na carreira profissional.

Portanto, confira agora tudo o que você precisa saber sobre o que é um gestor financeiro, assim como suas responsabilidades. Além disso, você também vai conhecer os melhores caminhos para atingir esse cargo e qual remuneração média da função.

 O que é e o que faz um gestor financeiro?

Para começar a entender sobre o cargo de gestor financeiro, você precisa saber que é uma função com bastantes opções. Portanto, é um mercado muito amplo, você pode trabalhar tanto cuidando e gerenciando finanças de uma grande empresa como de uma família.

O gestor financeiro é o responsável pelas finanças de determinada empresa, ou seja, fica a sua responsabilidade os recursos financeiros da empresa, onde e como eles devem ser aplicados, gastos e investidos. 

Ele também é o encarregado de buscar novas fontes de receitas. Com isso, de modo geral, ele é o responsável pela sustentação financeira da empresa. É ele que planeja e organiza as transações financeiras internas e externas, captando recursos e investimentos.

Por todos esses fatores descritos anteriormente, o gestor financeiro, algumas vezes conhecido como CFO, é uma pessoa de grande importância para o funcionamento da corporação e também braço direito do diretor geral. 

A importância do gestor financeiro?

Como já ficou evidente, o gestor financeiro é o responsável pela saúde financeira da empresa. Portanto, sua importância se dá, para o equilíbrio orçamentário e também para um bom planejamento para direcionar a empresa para o sucesso.

É através de seus conhecimentos que o gestor financeiro consegue diminuir riscos de gastos dentro da empresa, assim como, encontrar mecanismos para aumentar lucros e investimentos tanto internos quanto externos.

Com isso, para exercer seu trabalho com competência, um bom gestor financeiro precisa além de conhecimentos técnicos e financeiros, uma boa comunicação com todos os colaboradores, segurança para tomar decisões e também frieza.

Quais mercados atua o gestor financeiro?

Como dito anteriormente, é uma profissão com um mercado de atuação bem amplo, ele pode atuar em diferentes níveis como analista, gerente e diretor financeiro. Seu conhecimento dá a possibilidade de trabalhar em qualquer empreendimento que necessite de um planejamento e organização financeira.

Os locais que o gestor financeiro é mais requisitado são bancos, indústrias, órgãos públicos e corretoras de investimentos. Suas habilidades são essenciais para o funcionamento e crescimento financeiro dessas áreas.

Principais funções do gestor financeiro

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o que é um gestor financeiro, chegou a hora de conhecer um pouco sobre como é a rotina de um profissional que ocupa esse cargo. Portanto, confira agora 2 funções mais comuns no dia a dia de trabalho do gestor financeiro.

1- Planejamento financeiro

Uma das atividades principais da rotina de um gestor financeiro é planejar e analisar os gastos da empresa. Ou seja, é um trabalho diário fechar contas para encontrar gastos que podem ser cortados.

Com o conhecimento financeiro da empresa e um bom planejamento, o gestor financeiro vai poder traçar as metas e objetivos financeiros em curto, médio e longo prazo. Uma tarefa primordial para a sustentabilidade da empresa.

2- Controle orçamentário

Como dito anteriormente, o gestor é o responsável por gerir as metas da empresa. Para isso, ele precisa ter em suas mãos um bom controle orçamentário para decidir o que e quanto pode ser gasto pelos diversos setores da empresa.

Com a ajuda de outros colaboradores do setor financeiro, o gestor realiza os ajustes necessários para que torne cada vez maior o lucro da empresa, sempre prezando pela qualidade do serviço prestado ou produto.

Portanto, certamente, é uma função e um trabalho que precisa ser realizado periodicamente para que se evite gastos desnecessários e se desenvolvam novas iniciativas para o crescimento financeiro.

Como virar um gestor financeiro?

Já entendeu como é a rotina de um gestor financeiro e a importância desse cargo para o funcionamento da empresa, certo? Portanto, agora você vai conhecer as maneiras e os caminhos para se tornar um bom gestor financeiro.

Primeiramente, se você deseja entrar para a área financeira, você precisa saber que existem alguns caminhos a seguir e algumas opções de graduação. Provavelmente, o curso mais procurado para essa área é o de Ciências Contábeis.

Entretanto, embora ele seja um bom curso para proporcionar ao futuro profissional uma boa e ampla visão sobre negócios, cursos de Administração e Economia também costumam desenvolver bons gestores financeiros.

Portanto, se você deseja atuar com finanças, é importante estudar e se especializar em cursos que trabalham bem com números. Vale destacar que como várias outras profissões, o desenvolvimento contínuo é a chave para o sucesso, ou seja, sempre busque novos cursos e novas oportunidades de conhecimento.

Quanto ganha um gestor financeiro?

Por ter um mercado bem amplo, o salário de um profissional de gestão financeira varia bastante. Entretanto, de maneira geral um iniciante na área costuma receber 2.000 reais. Esse valor varia de acordo com o setor que atua e estado.

Por se tratar de trabalhos complexos e talvez grandes empresas, os vencimentos do gestor podem ser muito altos, como por exemplo, em uma multinacional, passar de 30 mil reais. Portanto, se você quer entrar para o universo das finanças, se desenvolva e estude bastante.

Conclusão

Com tudo isso exposto, ficou claro a importância e a necessidade de um bom gestor para o funcionamento da empresa, certo? Então, se você deseja entrar para o mercado de gestor financeiro, esteja ciente do grau de responsabilidade que seu cargo tem para o sucesso ou fracasso dos locais que trabalha. Por fim, é muito importante que seja muito empenhado em sempre buscar novos conhecimentos. Só assim, você terá acesso a estratégias e táticas inovadoras para aumentar a lucratividade e produtividade da sua empresa.

Share.