terça-feira, abril 23

Você sabe o que faz um administrador e onde ele pode exercer suas atividades dentro das mais diversas áreas de uma empresa? Então você precisa conferir o texto a seguir e conhecer mais sobre uma das profissões mais procuradas e versáteis do mercado.

De modo geral, a principal função de um administrador é realizar a gestão de uma empresa ou de algum setor. Para isso, uma grande ferramenta para a rotina do administrador pode ser o sistema tms, onde ele pode encontrar as informações necessárias para tomar decisões.

Portanto, para você entender melhor o que faz um administrador, preparamos o texto com todas as informações sobre a atuação do administrador e também a importância dessa profissão para o desenvolvimento e crescimento saudável das empresas.

O que faz um administrador?

O que faz um administrador

De início, é importante que você entenda que a principal função de um administrador é desenvolver estratégias para aprimorar o desempenho da empresa, consequentemente aumentando os lucros, baixando custos e gastos desnecessários.

Portanto, a área da administração é a responsável por gerenciar e possibilitar o funcionamento de uma organização a partir de um conhecimento profundo de todos os setores da empresa, procurando unir e otimizar os processos produtivos. 

Entretanto, o mercado de administração não fica refém apenas de gerir financeiramente uma empresa. Com isso, o profissional da área pode ser responsável por desenvolver estratégias de logísticas e também de recursos humanos, melhorando o ambiente de trabalho.

O que faz um administrador: áreas de atuação

Agora que você já entende o papel e o que faz um administrador, é importante também compreender a versatilidade desse profissional e sua importância para diferentes setores das empresas privadas e públicas.

1- Financeiro

O administrador financeiro tem de estar focado em conhecer e estudar os custos operacionais, procurando pontos que podem ser aperfeiçoados para que gastos sejam cortados e os lucros sejam maiores, ele tem o papel de gerenciar o orçamento da empresa.

Por isso, é muito importante que o administrador financeiro tenha conhecimento do funcionamento de todos os setores da empresa e também tenha relação próxima com os gestores dessas áreas, só assim poderá encontrar erros e gastos.

É um setor que precisa ficar muito focado também na gestão dos fornecedores e buscar através deles mecanismos de baratear os custos operacionais sem perder a qualidade do produto ou serviço.  

2- Marketing

Sim, o administrador pode também trabalhar na área de marketing. Para exercer com maestria essa função, o profissional deve ter conhecimento profundo da missão e valores da marca, afinal será o responsável por expor a identidade dela no mercado.

Com isso, é responsabilidade do administrador de marketing desenvolver estratégias e planos de ações que melhorem o relacionamento da marca com seu público, além de fortalecer a imagem da empresa. 

Portanto, este profissional precisa estar atento nos resultados que o consumidor terá diante dos produtos e ações que a empresa desenvolver. Além disso, é papel dele também auxiliar a área de recursos humanos no melhor empenho e rendimento dos colaboradores.

3- Logística

Já o administrador de logística tem a função de fiscalizar os processos produtivos da empresa, desde o processo de compra e recebimento de matérias-primas quanto o envio dos produtos para as lojas ou consumidores finais. 

Com isso, sua função principal é otimizar esses processos a fim de facilitar as atividades na empresa, buscando controlar o fluxo de estoque, assim como aprimorar o relacionamento com os melhores fornecedores do mercado. 

A função de logística de uma empresa é extremamente importante, pois é esse setor que tende a determinar o funcionamento e desenvolvimento de quase todos os outros setores na organização, com isso é recomendado que o profissional tenha bom trâmite na empresa, tendo contato com diferentes colaboradores.

Devido à importância da função e também por ser extremamente estratégica, o administrador de logística requer habilidades de liderança bem desenvolvidas, ainda mais que os outros profissionais, para conseguir se comunicar melhor tanto com colaboradores quanto com fornecedores.

4- Produção

O administrador responsável pelo setor de produção tem a função de administrar a qualidade, quantidade, custos e prazos estabelecidos pela empresa. Por isso, também uma função que requer bom relacionamento com outras áreas da empresa, principalmente com o gestor de logística, para determinarem os passos na empresa.

Esse profissional deve estudar e desenvolver estratégias para aprimorar o processo produtivo da empresa, procurando tanto acelerar etapas quanto manter e até aumentar a qualidade, isso sempre tentando não aumentar os custos.

5- Recursos humanos

Embora seja uma área que conta com profissionais de psicologia, a área de recursos humanos também está entre o que você precisa saber sobre o que faz um administrador. Afinal, o responsável por gerir o setor é responsável por desenvolver planos para aprimorar o ambiente de trabalho.

Com isso, ele precisa conduzir uma boa gestão de pessoas, procurando extrair o melhor desempenho de cada colaborador. Sendo assim, seu objetivo é estimular e dar as ferramentas necessárias para que todos os profissionais da empresa se desenvolvam e aumentem os resultados pessoais e coletivos. 

A rotina de trabalho de um administrador da área de RH é bastante diversa. Com isso, ele deve cuidar tanto de processos como gestão de pessoas, quanto diminuição de turnover, folhas de pagamentos, promoções e possíveis cursos e treinamentos.

Conclusão

Com todas as informações apresentadas no texto é possível compreender o que faz um administrador, certo? Além disso, também pode entender que não é uma tarefa fácil, onde independente da área, é uma função que requer muito estudo e comprometimento.

Portanto, atuar como administrador requer habilidades e características específicas, como boa capacidade de gestão de pessoas, liderança e também inteligência emocional para administrar os mais diversos problemas que podem surgir na empresa.

Por fim, com todas as informações e com você sabendo o que faz um administrador, você certamente poderá decidir melhor se é uma profissão que você deseja atuar. Assim, fica mais fácil saber se você tem as características para essas funções. Além disso, com essas informações é possível entender como melhor administrar e gerenciar sua empresa, caso já esteja na área.

Share.