quinta-feira, maio 30

Você sabe o que faz um engenheiro mecânico e qual a importância dos seus serviços para a sociedade? A engenharia é uma área que desperta o interesse de muitas pessoas no país.

Principalmente pelo fato de ser uma área com amplo campo de atuação. Inclusive, a engenharia mecânica é uma dessas possibilidades. Essa é uma das engenharias que possibilita trabalhar com vários segmentos dentro do mercado de trabalho.

Afinal, a área de engenharia precisa lidar com diversos fatores em uma obra. Por exemplo, uma licitação. Por isso, ter conhecimento vasto é importante para você saber como lidar com as adversidades de uma obra.

Mas, fique tranquilo, pois preparamos esse conteúdo exclusivo para você ficar por dentro das funções de trabalho de um engenheiro mecânico e muito mais!

Como faço para trabalhar como Engenheiro Mecânico?

Quer se tornar engenheiro mecânico e não sabe por onde começar? Primeiramente, faça sua matrícula no curso superior em engenharia mecânica em uma universidade reconhecida pelo MEC – Ministério de Educação.

Para você ter uma noção, o curso de bacharelado nessa área tem a duração de cinco anos e deixa o profissional preparado para ingressar no mercado de trabalho. 

Depois de formado, ou seja, com o diploma em mãos, o engenheiro mecânico precisa procurar o CREA – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, para fazer o registro e ter autorização para atuar na área. 

Vale ressaltar que esse registro é obrigatório porque o exercício profissional é regulamentado por lei.

Quais são as funções, atividades e atribuições
Quais são as funções, atividades e atribuições

Quais são as funções, atividades e atribuições?

Em primeiro lugar, é importante saber que o engenheiro mecânico trabalha com atividades mais ligadas com construções e o desenvolvimento de projetos de sistemas mecânicos. Por exemplo: dispositivos, equipamentos, máquinas, veículos, dentre outros.

Esse profissional também pode ficar responsável pela supervisão ou liderança da equipe de produção e oferecer suporte necessário na manutenção da construção que está sendo feita.

E as funções não param por aí! O engenheiro mecânico também cria projetos com ferramentas como por exemplo AutoCad 2D e 3D, Solidworks, dentre outras.

Além disso, o engenheiro mecânico pode ficar responsável pelo desenvolvimento de manuais, catálogos, embalagens, e especificações técnicas do material mecânico que foi desenvolvido.

Ou seja, é um profissional que pode assumir uma variedade de responsabilidades diariamente, conforme a área que está atuando. Por isso, destacamos em tópicos algumas das atividades que o engenheiro mecânico pode desempenhar no dia a dia de serviço.

  • Desenvolvimento de equipamentos, máquinas e dispositivos;
  • Pode ficar responsável pelo dimensionamento de estruturas metálicas;
  • Contato direto com clientes e fornecedores;
  • Criação de relatórios, dentre outros documentos;
  • Pode ser supervisor, gestor ou trabalhar junto com profissionais como por exemplo: mecânicos de manutenção, desenhista mecânico, técnicos em mecânica, dentre outros;
  • Responsável pela criação de desenho técnico em ferramentas digitais como o Autocad e Solidworks e outras;
  • Gestão das atividades de produção;
  • Criação de documentações técnicas;
  • Execução de testes e simulações em equipamentos;
  • Responsável pela elaboração de estratégias de manutenção.

Quais são as áreas de atuação?

Como falamos inicialmente, a área de atuação de um engenheiro mecânico é bastante ampla. 

Se você está se preparando para ser um engenheiro mecânico, fique sabendo que você pode atuar na área de desenvolvimento de projetos, setores de produção, setor de manutenção de indústrias e fábricas, dentre outros.

O mercado de trabalho de engenheiro mecânico é tão grande que não podemos deixar de destacar os tipos de empresas que é possível atuar. 

Por exemplo: Indústria aeronáutica, automobilística, alimentícia, metalúrgicas, siderúrgicas, fornecedoras de energia e muito mais.

Por fim, é necessário dizer um último detalhe: o trabalho desse profissional é importante em todas as indústrias que mencionamos acima. 

Isso porque é o engenheiro mecânico que tem todo o conhecimento para realizar o desenvolvimento e a avaliação do funcionamento das máquinas de uma construção.

Afinal, qual é o pré-requisito para atuar como engenheiro mecânico?

Primeiro, para ser um engenheiro mecânico, existem alguns mais de um pré-requisito que os contratantes exigem. No entanto, é importante que você tenha alguns. Por exemplo:

  • Ensino superior completo em Engenharia Mecânica;
  • Registro no CREA – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia ativo;
  • Experiência profissional comprovada na área.
Como criar um currículo para trabalhar como engenheiro mecânico
Como criar um currículo para trabalhar como engenheiro mecânico

Como criar um currículo para trabalhar como engenheiro mecânico?

Quer criar um currículo bem bacana para buscar oportunidades na área? A primeira coisa que você deve fazer é organizar as informações do seu documento. Porém, fique tranquilo(a) porque separamos umas dicas de ouro para lhe ajudar nisso!

  • Objetivo Profissional: Essa parte deve estar escrita abaixo dos seus dados profissionais. Nela deve conter somente o nome do cargo que você deseja, no caso Engenheiro Mecânico e a área de atuação.

Evite criar frases muito longas para explicar o quanto você quer essa vaga, seja claro e objetivo. 

  • Resumo Profissional: O seu resumo profissional deve conter no máximo 3 linhas. Afinal, é um resumo. Por isso, descreva de forma curta as suas experiências profissionais na área, suas conquistas e habilidades apenas. 
  • Formação Acadêmica: Coloque as informações sobre o seu curso de graduação em engenharia mecânica. Por exemplo: nome da instituição, data de início e data que o curso foi concluído. 

Nada de colocar informações sobre outras formações como ensino médio, dentre outros.

  • Experiência profissional: Por fim, a sua experiência profissional. Aqui é um ponto que você precisa ter atenção, pois a primeira experiência que você precisa incluir é a mais recente. 

Depois disso, coloque todas as outras mais relevantes que você tem na área de engenharia mecânica.

Conclusão

Depois de acompanhar esse conteúdo completo, você certamente já sabe os principais detalhes sobre o engenheiro mecânico, não é verdade? Então, como pôde notar, essa é uma área bastante interessante e buscada dentro da engenharia.

Portanto, se você deseja se tornar um engenheiro mecânico, comece seus estudos agora mesmo e aproveite todas as dicas e informações que apresentamos através deste artigo. 

Assim, vai ficar ainda mais preparado para quando as oportunidades aparecerem batendo na sua porta.

Share.