quinta-feira, maio 30

O condicionador de cabelo é um dos produtos mais importantes na rotina de cuidados com os fios. Afinal, esse cosmético deve ser utilizado sempre após o shampoo ou depois das máscaras, nos dias de tratamento, a fim de promover maciez, brilho e sedosidade às madeixas.

Contudo, mesmo sendo um produto muito comum no dia a dia das pessoas, nem todo mundo sabe para que ele realmente serve e como utilizá-lo corretamente no dia a dia. Então, pensando nisso, preparamos o post de hoje para falar tudo sobre o condicionador e te ajudar a ter os melhores resultados para seus fios. Vamos lá?

Para que serve o condicionador?

Como já sabemos, o shampoo tem como função principal limpar o couro cabeludo, removendo impurezas e oleosidade excessiva, além de abrir as cutículas dos fios. Por outro lado, o condicionador é o responsável por fechá-las, garantindo que o cabelo fique mais alinhado, macio e fácil de pentear. Como consequência, o produto está ligado à ideia de hidratação, ainda que não seja um efeito tão profundo como na máscara. Portanto, o condicionador de cabelos serve para:

  • Equilibrar a oleosidade retirada pelo shampoo;
  • Selar as cutículas da camada mais externa do cabelo;
  • Amaciar, hidratar e alinhar os fios;
  • Facilitar o processo de desembaraçar e pentear;
  • Evitar que a cor desbote com facilidade devido ao contato com suor e água;
  • Prolongar o efeito de progressivas e outras químicas;
  • Deixar os fios mais soltos e com brilho;
  • Recompor a estrutura capilar, fechando as cutículas;
  • Proteger contra agressões externas, como sol e poluição. 

Como usar o condicionador da forma correta?

O condicionador é um ótimo produto para o cabelo, mas nem por isso pode ser aplicado de qualquer jeito. Portanto, confira abaixo a maneira correta de utilizar o condicionador no dia a dia:

  • Depois de lavar os cabelos com shampoo, retire o excesso de água do comprimento dos fios com as mãos ou ajuda de uma toalha;
  • Despeje a quantidade de uma moeda de um real na palma da mão e espalhe;
  • Aplique o produto do comprimento às pontas, mas nunca na raiz, enluvando todas as mechas com o produto; 
  • Deixe agir por cerca de 2 minutos (conferindo o tempo indicado na embalagem do condicionador);
  • Por fim, enxágue e retire o produto dos fios por completo. 

Quais são os tipos de condicionador? 

O Brasil é o país que mais consome condicionador no planeta. Afinal, o clima tropical faz com que as pessoas tomem mais banho e lavem o cabelo. Justamente por isso, existem diversas opções desse produto disponíveis no mercado. Entenda melhor quais são os principais tipos: 

Condicionador hidratante

Também conhecido como condicionador instantâneo, esse é o tipo mais comum, sendo facilmente encontrado e muito simples de usar. A textura do produto é bastante cremosa e sua fórmula possui ingredientes altamente hidratantes. Além disso, sua ação depende de apenas alguns minutos no cabelo, seguido de um enxágue completo. 

Dentro desse tipo, existem variações para diferentes tipos de cabelo, como secos, oleosos, cacheados, lisos, etc. Mas, vale lembrar que, ainda que seja considerado hidratante, ele não substitui a hidratação e sua ação é leve e temporária. 

Condicionador matizador

O condicionador matizador, também conhecido como tonalizante, possui atém de ingredientes e funções comuns dos condicionadores tradicionais, a função de pigmentar os fios. Com isso, ele é capaz de intensificar e adicionar uma nova nuance a uma coloração prévia. Sendo assim, esse tipo de produto é bastante utilizado por pessoas com fios loiros, ruivos e coloridos em geral. 

Condicionador antioxidante

Já quando falamos do condicionador antioxidante, ele é considerado mais potente e tem como principal objetivo ajudar os cabelos tingidos ou tratados quimicamente a manterem o resultado por mais tempo. 

Isso porque, o fenômeno conhecido como oxidação é o responsável pelo desbotamento da cor ou retorno da textura natural dos fios. Mas, esse tipo de condicionador evita a formação de radicais livres, protegendo ainda mais os fios contra esse efeito e os agentes externos. 

Condicionador limpante

Por fim, mas não menos importante, também existem os condicionadores com dupla função, ou seja, que além de hidratar os fios, eles também limpam. Portanto, em sua fórmula, é possível encontrar agentes limpantes em conjunto com ingredientes protetores e emolientes.

Por mais que lavar os cabelos somente com o condicionador possa parecer errado, essa é uma técnica bastante conhecida e utilizada, principalmente para quem tem cabelos cacheados. Conhecida como co-wash, esse tipo de lavagem é mais suave, evitando o ressecamento e alteração da estrutura dos fios. 

Então, agora que você entende melhor para que serve o condicionador, como usá-lo corretamente e os tipos disponíveis no mercado, já pode colocar nossas dicas em prática e adquirir aquele que mais lhe agrada e atende às suas necessidades. Lembre-se que aplicar o produto da forma correta fará total diferença em suas madeixas, deixando-as mais bonitas e com aspecto saudável.

Share.