quinta-feira, maio 30

É fato que o protetor térmico vem ganhando cada vez mais o coração das mulheres que querem proteger o cabelo contra a ação das fontes de calor, como chapinha, secador e babyliss. Inclusive, esse é um dos produtos mais procurados em loja de cosméticos, visto que além da ação protetora, também pode promover outros benefícios aos fios, como hidratação, redução de frizz e pontas duplas, brilho, etc.

No entanto, um produto que também está em destaque e que comumente é confundido com o protetor térmico é o cosmético com proteção solar. É importante deixar claro que ambos são diferentes e que promovem ações distintas aos fios. 

Portanto, pode ser que você esteja usando o produto errado para atingir seu objetivo de proteger os fios contra as fontes de calor. Então, não deixe de acompanhar o post de hoje até o fim e entenda melhor sobre o assunto.

O que é o protetor térmico?

Em resumo, o protetor térmico é um cosmético desenvolvido exclusivamente para blindar os fios, formando uma camada protetora em volta da fibra capilar, a fim de protegê-los contra o calor emitido por ferramentas como secador, babyliss e chapinha.

Sendo assim, é um produto obrigatório para quem faz uso recorrente dessas fontes de calor, promovendo também outros benefícios, como a redução do frizz, aumento de brilho, maior duração da escovação ou alisamento, etc. Justamente por isso, ele é o queridinho do momento, sendo muito versátil e eficiente. 

O que faz o produto com protetor solar?

Já quando falamos dos cosméticos com protetor solar para o cabelo, na verdade ele não protege contra o calor em si, mas sim contra os raios UVA e UVB. 

Ele é muito importante e deve ser usado todos os dias, pois assim como nossa pele, os cabelos também são expostos a agressores externos, como vento, umidade, poluição, sol, etc. Quando não protegidos contra os raios ultravioletas, até mesmo em dias nublados, com o tempo os cabelos podem ficar fracos, sem brilho e até mesmo alteram a cor, algo muito comum no verão. 

Sendo assim, o filtro UV irá bloquear ou ao menos minimizar a ação dos raios, mantendo o cabelo colorido vivo, sem desbotar, além de não perder o brilho ou maciez. 

Diferença entre protetor solar e protetor térmico

Ainda que ambos os produtos sejam importantes, devemos deixar claro que eles são diferentes entre si. Enquanto o protetor solar serve para proteger contra a ação dos raios UVA e UVB, o protetor térmico protege os fios contra as fontes de calor, como babyliss, secador e chapinha.

Um não é melhor que o outro, mas sim complementares e que devem ser usados em momentos distintos do dia a dia.

Fique atenta!

É importante atentar-se na hora da compra e observar o que está descrito no rótulo dos produtos. É comum que na correria e pressa, as pessoas se confundam e acabem comprando o protetor solar, utilizando-o como protetor térmico. No entanto, se ele tiver somente essa função, devemos deixar claro que o produto não irá proteger os fios contra as fontes de calor no dia a dia e vice-versa.

Sendo assim, caso você tenha os dois produtos, o recomendado é aplicar o protetor térmico nos cabelos úmidos, assim que sair do banho e, em seguida, usar o secador e finalizar da maneira que desejar. Depois, basta finalizar com o protetor solar, a fim de garantir melhores resultados. 

No entanto, sabemos que isso não é tão prático, além de ser necessário adquirir dois produtos que afetam o orçamento de boa parte das pessoas. Nesse sentido, a boa notícia é que existem cosméticos que oferecem as duas ações, tanto de proteção térmica quanto solar. Portanto, basta fazer uma pesquisa um pouco mais aprofundada e com certeza você terá maior praticidade e economia.

Então, como você viu, o protetor térmico é diferente do produto com protetor solar e é muito importante ficar atento na hora de adquirir o seu, a fim de garantir a compra certa, além de saúde e beleza para seus cabelos. Afinal, por mais que seja um bom cosmético, o protetor solar não irá proteger contra os danos do secador, chapinha e babyliss. Portanto, nossa dica é procurar um produto que contenha as duas ações, a fim de garantir os melhores resultados.

Share.