sábado, agosto 23

Batatas fritas, anéis de cebola, minipastéis, polenta frita… Todos esses petiscos são conhecidos pelo sabor, mas quando olhamos para a saúde, eles não se mostram grandes aliados. A gordura, vinda principalmente do óleo, pode desencadear sobrepeso e doenças associadas. 

E é nesse momento que o forno surge como uma ótima alternativa para equilibrar sabor e bem-estar. Isso não significa que você deve eliminar para sempre alimentos fritos, mas, sim, buscar alternativas para manter a rotina mais saudável. Abaixo, você confere mais informações sobre o tema e dicas de receitas!

Por que optar pelo forno?

O forno é um dos eletrodomésticos mais comuns de se ter em casa. E a popularidade não surgiu à toa, já que, com ele, é possível fazer receitas saborosas e colher alguns benefícios.

Saúde e equilíbrio

Ao fritar alimentos no óleo, torna-se quase impossível controlar os níveis de gordura. Enquanto isso, no forno, você pode dosar exatamente quanto de óleo ou azeite irá usar (isso caso queira usar). 

Menos gordura e calorias

Outro fator importante para muitas pessoas são as calorias e gorduras agregadas ao prato. Ao fritar, elas podem até dobrar, enquanto no forno o mesmo não acontece. Na prática, você pode comer mais e de forma mais saudável. 

Textura 

No forno, é possível alcançar diferentes texturas e manter um controle melhor da temperatura e da exposição do prato ao calor. O resultado é mais autonomia na hora de cozinhar. 

4 receitas para fazer no forno 

Agora que você já conhece as vantagens e o impacto do uso do forno na sua saúde, pode estar se perguntando quais receitas ficam boas no eletrodoméstico. Para te ajudar, separamos algumas abaixo:

Batatas rústicas

As batatas rústicas são substitutas perfeitas (e mais saudáveis) das batatas fritas no óleo. Para fazê-las, você pode escolher entre comprar a batata já cortada e congelada ou cortar a sua própria batata fresca em casa. Caso você opte pela segunda opção, recomendamos cozinhá-la por 10 minutos antes de levar ao forno. 

Com as batatas já cortadas, acrescente um fio de azeite, um dente de alho processado e páprica a gosto. Misture tudo muito bem em um recipiente, coloque na assadeira e leve ao forno em 180° até dourar. 

Nuggets caseiros

Os nuggets são outra opção muito querida entre os petiscos, mas não tão saudável. Além de fazer uma versão no forno, você pode optar por preparar a massa do zero para torná-la ainda mais equilibrada. 

Para isso, acrescente em uma tigela 500 gramas de frango moído, meia xícara de farinha de rosca, um ovo e temperos a gosto (alho em pó, páprica, sal e pimenta). Misture bem todos os ingredientes, molde com a mão e depois empane com farinha de rosca. Finalize levando ao forno pré-aquecido em 180° por 20 minutos, virando os nuggets na metade do tempo. 

Legumes assados 

Poucos alimentos são mais saudáveis do que os legumes, e a notícia boa é que é possível prepará-los com muito sabor e praticidade no forno. Para isso, comece escolhendo os seus preferidos, como brócolis, abobrinha, batatas e berinjela. 

Depois de higienizar bem os alimentos, corte-os em cubos (respeitando o tempo de cozimento), coloque temperos a gosto e um fio de azeite. Leve ao forno a 200 °C até que fiquem dourados e macios. Caso queira, você pode adicionar um pouco de queijo no final para gratinar e dar um toque especial. 

Almôndegas 

Fazer almôndegas no forno, além de mais saudável, é muito mais prático! Usando o eletrodoméstico, você não precisa se preocupar em virar uma por uma ou ficar vigiando o tempo todo. 

Basta misturar 500 gramas de carne moída, meia cebola ralada, um ovo, meia xícara de farinha de rosca, meia xícara de cheiro-verde picado e temperos a gosto. Quando a massa estiver homogênea, faça as bolinhas e leve ao forno em 200 °C por 20 minutos.

Share.