Com casas e apartamentos cada vez mais compactados, é preciso se adaptar aos novos tempos. Os ambientes das residências estão ficando menores, criando um aspecto intimista e prático, além de ser mais fácil de limpar. Isso também vale para a cozinha, que não fica de fora dessas mudanças.
A cozinha contemporânea é a combinação entre eletrodomésticos modernos, como geladeira inverse e cooktop, com móveis planejados e aproveitamento de espaço. Curioso para saber como você pode aplicar esse conceito em sua casa? Entenda mais sobre o assunto no texto abaixo.
O que não pode faltar em uma cozinha contemporânea?
São muitas as características que ajudam a identificar uma cozinha contemporânea. Esse conceito tem tudo a ver com praticidade, facilitando as tarefas domésticas diárias, e é uma ideia que anda junto com a funcionalidade, aproveitando cada espaço disponível para oferecer ao morador tudo o que ele precisa — mesmo em locais menores.
Uma das principais características é que a cozinha contemporânea é integrada a outros espaços. Aquela ideia de alguém ficar separado para fazer o café ou preparar o almoço é algo do passado. Hoje, prioriza-se ao máximo a companhia das demais pessoas, de modo que esse ambiente costuma ter um conceito mais aberto e integrado.
Outro ponto chamativo é que cozinhas nesse estilo são muito bem equipadas, destacando-se pela variedade de recursos oferecidos. Móveis, eletrodomésticos, eletroportáteis e utensílios, tudo é pensado e posicionado de forma a atender às necessidades dos moradores, cumprindo funções diversas.
A divisão característica nesse tipo de projeto também se mostra bastante inteligente, com a distribuição de volumes feita para criar um ambiente sofisticado e funcional. É por isso que é fácil encontrar cozinhas que tenham móveis embutidos e peças modulares, o que permite melhor aproveitamento do espaço.
O intuito é que a cozinha seja capaz de combinar elegância e funcionalidade. Tanto que aquelas feitas nesse estilo tendem a ser muito bonitas e harmônicas. Essa elegância é obtida por meio da decoração clean, da facilidade em manter tudo organizado e no seu devido lugar e da luz adequada, que também faz diferença.
O resultado disso? A cozinha parece sempre nova! Os elementos do estilo moderno, quando combinados com as soluções tecnológicas atuais, faz com que esse ambiente sempre esteja adequado a seu tempo. Assim, qualquer pessoa que entra na cozinha tem a impressão de que ela foi recém-construída, mesmo que ela já tenha alguns anos de uso.
Como montar a sua cozinha contemporânea?
Com a promessa de facilidade e comodidade na rotina, cada vez mais pessoas estão interessadas em ter uma cozinha nesse estilo em casa. Porém, o que é preciso ser feito para montá-la? O primeiro passo é encontrar um profissional da área, capaz de orientar o morador sobre referências e o melhor caminho para a execução do projeto. A opinião do especialista acaba sendo um grande diferencial para alcançar um resultado satisfatório.
Para que o projeto possa sair do papel, deve-se entender quais são os gostos e necessidades dos moradores. É preciso que todos os membros da família comentem quais são seus hábitos e gostos pessoais para a elaboração do projeto.
Como citado, a integração com outros ambientes é um elemento importante desse tipo de cozinha. Muitas pessoas optam por manter o layout aberto do ambiente, conectando-o com outras áreas da casa, um aspecto que favorece o aproveitamento de espaço e também a iluminação, tornando-a mais abundante. No caso de apartamentos, isso pode ser feito com sala de estar ou de jantar, e indiretamente com a lavanderia.
Móveis planejados e eletrodomésticos compactos também são diferenciais de uma cozinha contemporânea. Afinal, esse modelo é direcionado para a funcionalidade e o aproveitamento máximo do espaço, de modo que distribuir os volumes estrategicamente pelo espaço é algo fundamental.
Além da funcionalidade, essa escolha confere mais espaço para personalização, já que existem diversos tipos de acabamentos, desde textura de madeira até o uso de cores fortes. A personalização também é obtida pela possibilidade de customizar cada parte com mobília, criando prateleiras, nichos e dimensões de armários apropriadas para as suas necessidades.
Por fim, é interessante utilizar diferentes pontos de luz de acordo com as tarefas que serão feitas na cozinha. Por exemplo, na região do fogão, é interessante investir na iluminação branca e direcionada à área de trabalho, permitindo ver o conteúdo das panelas e evitar acidentes. O mesmo vale para a parte da pia, facilitando a higienização de alimentos e louças. Por outro lado, na mesa de jantar ou na superfície de um balcão em ilha, as luzes podem ser amareladas e menos intensas, oferecendo um clima mais intimista.