Quando você ouve a palavra cozinha, o que vem a sua mente? Para muitas pessoas, esse espaço é cercado de bons momentos e memórias afetivas, seja durante o preparo ou o consumo de refeições. Esse é um dos motivos que faz com que o ambiente demande um equilíbrio entre beleza e funcionalidade.
Para garantir esse equilíbrio, é comum fazer buscas por diferentes modelos de forno, geladeira, fogão e mobiliário. Mas, antes de fazer a escolha final, é essencial que você tenha em mente como esses itens funcionam no dia a dia e se eles possuem harmonia entre si. Abaixo, confira mais informações sobre o tema.
Por que o equilíbrio é tão importante?
A cozinha possui um papel muito bem estabelecido nas casas brasileiras: o de ser o espaço onde as refeições são preparadas e, por vezes, consumidas. Portanto, a funcionalidade e praticidade são essenciais para otimizar tempo durante a realização dessas tarefas.
Por outro lado, a memória afetiva e a visão de culinária como um hobby também são muito fortes. Isso faz com que o espaço se transforme em um local de aconchego e acolhimento, por isso é relevante que ele seja esteticamente bonito.
Em uma mesma casa, é provável que essas duas visões se encontrem. É nesse momento que o equilíbrio desempenha o papel fundamental de fornecer a funcionalidade necessária e também a beleza esperada para a cozinha.
Como garantir esse equilíbrio?
Agora que você já sabe qual a importância desse equilíbrio, pode estar se perguntando como colocá-lo em prática em casa. Cada cozinha representa uma realidade, portanto não há como aplicar uma regra única. Mesmo assim, existem três pontos a se considerar, adaptando-os ao seu gosto e às suas necessidades.
Mobiliário
Ao entrar na cozinha, os móveis são um dos itens que mais chamam a atenção por conta do seu tamanho. Por isso, esse é o principal ponto de partida na hora de construir um ambiente funcional e, ao mesmo tempo, bonito.
A dica é apostar em móveis planejados, a fim de otimizar cada centímetro e escolher detalhes mínimos, como a cor dos puxadores e os materiais usados. A opção dos móveis modulares também é boa e apresenta um valor mais baixo, sem perder a flexibilidade.
Eletrodomésticos
Assim como os móveis, os eletrodomésticos chamam muito a atenção e podem ser o ponto alto ou um grande erro na hora de compor a cozinha. Para evitar que isso aconteça, é essencial ficar atento às funcionalidades e a estética.
A recomendação é começar selecionando o tipo do eletrodoméstico e as funcionalidades que ele precisa ter para te atender. Com esse check-list pronto, é possível partir para a estética, comparando as opções disponíveis no mercado.
Iluminação
De nada adianta escolher bem os móveis e os eletrodomésticos e pecar na iluminação. Apesar de parecer um detalhe, as luzes podem arruinar a aparência do ambiente e ainda dificultar a realização de tarefas simples, como lavar a louça ou cortar um alimento.
Para que isso não aconteça, a dica é optar por lâmpadas de fundo claro e escolher pontos de luz estratégicos que atendam toda a área. Na parte da pia e do fogão, você ainda pode reforçar a iluminação com luzes focadas.
Organização e layout
Tão importante quanto ter atenção aos detalhes é garantir a harmonia entre os itens. Isso garante equilíbrio e evita que algum item pareça “desencaixado”.
Seguir uma mesma paleta de cores, escolher materiais que combinam entre si e definir pontos de destaque são algumas das estratégias para garantir um layout harmônico. A organização também é essencial para que a sua cozinha funcional e estética continue bem equilibrada.