Você já levou longos minutos para encontrar um alimento no armário ou na geladeira? Ou pior, jurava que tinha um alimento e ele não estava lá ou estava vencido? Essas são situações bem comuns no dia a dia de uma cozinha sem uma organização estratégica.
O resultado é o desperdício de alimentos, compras impulsivas e minutos valiosos perdidos a cada preparo de refeição. Para evitar que isso aconteça, é essencial organizar a geladeira e os armários de forma inteligente, mantendo uma ordem que faça sentido para o uso. Abaixo, você confere cinco dicas para transformar sua cozinha em um ambiente organizado, onde os alimentos estão sempre à mão.
Use potes transparentes e etiquete tudo
Ao abrir o seu armário ou despensa, você já tem uma visão geral dos alimentos ou precisa abrir pote por pote para entender o que está ali? Essa dificuldade de visualização pode custar longos minutos e fazer até mesmo com que, na correria do dia a dia, você não encontre o que precisa.
A dica para resolver esse problema é substituir todos os potes de alimentos por potes transparentes, que podem ser de plástico, vidro ou acrílico. Além disso, aproveite para colocar etiquetas com o nome do alimento e a data de validade. Com esses cuidados, você conseguirá bater o olho no espaço e já encontrar o que precisa.
Invista em organizadores
Mesmo com os potes transparentes e as etiquetas, você pode demorar alguns minutos para encontrar o alimento, caso a sua despensa ou armário estejam cheios. Por isso, a dica para potencializar a organização desses espaços é investir em organizadores, como caixas e cestos.
Com eles, você pode criar uma espécie de categoria na geladeira ou no armário. Um cesto fica destinado para os grãos, outro para massas, um para doces e assim por diante. Dessa forma, ao buscar um item, você já saberá exatamente em que parte ele se encontra.
Coloque os itens mais usados em prateleiras
Arroz, macarrão, farofa, temperos… Alguns alimentos costumam ser preparados ou consumidos quase que diariamente nas casas brasileiras. Para manter o acesso a esses itens ainda mais facilitado, a dica é contar com as prateleiras e nichos suspensos, que são acoplados à parede das cozinhas.
Na hora de preparar um alimento, você não precisará nem se dar ao trabalho de abrir a porta do armário. Basta estender a mão, pegar o item, usá-lo e devolvê-lo para a prateleira. Lembre-se de manter os potes transparentes e etiquetados para garantir um padrão.
Evite compras desnecessárias
Seguindo as três dicas acima, você já deverá ter uma cozinha organizada de forma estratégica. Porém, de nada adianta adotar essas estratégias se a quantidade de itens não for compatível com os seus hábitos alimentares. Por exemplo, não adianta arrumar a despensa se você tem um estoque de comida maior do que ela comporta.
Para evitar que isso aconteça, é essencial fazer as compras de forma consciente, evitando o acúmulo de alimentos que resultam em desordem e desperdício. O ideal é manter um estoque de, no máximo, um mês de alimentos, de acordo com o seu consumo.
Faça limpezas frequentes e cheque as validades dos alimentos
A última dica é para garantir que a sua cozinha mantenha a organização conquistada com todas as estratégias acima. Ao menos uma vez na semana, tire um tempo da rotina para limpar a despensa, armários e geladeira, tirando item por item.
Durante esse processo, observe as validades, trazendo para frente aqueles itens que precisam ser usados primeiro. Dessa forma, você evita o desperdício e consegue consumir tudo aquilo que foi comprado de maneira organizada!